Palhaços, fantasmas, altura, escuro… Todo mundo tem medo de alguma coisa. No entanto, a comunidade científica já revelou fobias (o nome dado a um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional) que fogem verdadeiramente do convencional. Confira algumas delas, que você provavelmente não fazia ideia de que existiam.
- Cientistas descobrem local do cérebro onde as memórias de medo ficam armazenadas
- Cientistas identificam neurônios que dão origem ao medo
6. Vestifobia
Imagina ter um medo irracional de… roupas?! Um desses casos aconteceu em 2011, e foi publicado na revista científica Grand Rounds. Essa fobia pode envolver uma roupa específica, ou roupas apertadas que fazem com que a pessoa se sinta constrangida. Em casos extremos, o paciente pode se retirar completamente da sociedade para evitar ser vestido.
No caso de 2011, foi um recruta militar chinês que passou a ter sintomas como palpitações cardíacas, aperto no peito e cãibras ao vestir o colete à prova de balas.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
5. Onfalofobia
A onfalofobia é o medo de umbigos, e consiste na incapacidade de tocar ou mesmo olhar para a região. Em um caso relatado no Daily Mail, uma estudante de medicina passava mal ao ver essa parte do corpo dos pacientes. Para enfrentar a situação, ela se submeteu à terapia cognitivo-comportamental.
4. Globofobia
Outro medo irracional é a globofobia, que nesse caso contempla… balões! De acordo com um artigo publicado no periódico British Medical Journal, esse medo pode acontecer quando a pessoa vê, toca ou até mesmo cheira balões, mas o quadro mais comum é o medo do som que acompanha o estouro de uma bexiga.

3. Araquibutirofobia
Certo, aqui a gente já atinge alguns medos muito específicos. A pessoa diagnosticada com araquibutirofobia teme pasta de amendoim. Mais precisamente, esse medo envolve a pasta grudando no céu da boca. Segundo um artigo da revista Food Bites, a sensação de material pegajoso é o que induz o pânico, então normalmente os pacientes também podem evitar produtos que tenham uma consistência semelhante.
2. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia
Não, isso não foi um soco aleatório no teclado. O nome hippopotomonstrosesquippedaliofobia realmente existe, e ironicamente, quer dizer pânico relacionado a palavras longas. Essa fobia é muitas vezes provocada por experiências de vergonha e constrangimento ao pronunciar palavras longas, e costuma afetar principalmente pacientes com dislexia.

1. Bananafobia
Uma das fobias mais incomuns é a bananafobia — que, como o nome sugere, consiste no medo de bananas. Em um relato publicado no Daily Mail, uma paciente contou sempre teve medo de bananas a vida toda, tanto que não suportava ficar no mesmo cômodo que elas sem sentir náuseas. No entanto, a psicoterapia conseguiu ajudá-la a superar o problema.
Trending no Canaltech:
- Samsung Brasil lança programa de troca de TVs com descontos
- Titanic | Como está o elenco do filme hoje em dia?
- Dia mundial do gato | 5 curiosidades intrigantes sobre os felinos
- Musculação ajuda a controlar pressão alta, mas há um porém
- ChatGPT é o mundo um passo mais perto de Black Mirror
- Funcionários não sabiam que trabalhavam em escritório cibercriminoso
Fonte: Canaltech