.
Começou nesta segunda-feira, 9, no Rio de Janeiro, a primeira Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde do G20. O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico.
A ministra da Saúde Nísia Trindade, que participou da abertura do evento, reforçou a importância da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (Ianphi), que foi criada na Fiocruz há quase duas décadas e hoje reúne 98 institutos nacionais de saúde, em 104 países.
Nísia Trindade afirmou que a realização da Conferência se soma aos esforços do governo brasileiro para avançar na agenda de cooperação na área de saúde em todo o mundo, especialmente nos quatro objetivos definidos pelo Brasil no G20.
Entre os participantes do evento estão a Fiocruz e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, China, África e Europa, entre outros institutos de saúde, que têm sido fundamentais na detecção e enfrentamento de epidemias.
Ao fim do evento, na quarta-feira, uma declaração com propostas será encaminhada aos ministros da Saúde do G20.
leyberson.pedrosa , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 09 Sep 2024 17:34:50 +0000