O Zoom começou a testar a exibição de anúncios para donos de contas gratuitas. Ao final de cada reunião coordenada por um usuário de conta básica, a plataforma exibirá um banner na página web para os demais participantes que usam o serviço na faixa.
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Logicamente, a adoção de anúncios na plataforma serve para sustentar a manutenção do serviço mesmo quando é utilizado por usuários não pagantes. Até então, eram poucas as desvantagens que contas gratuitas tinham em comparação com os planos pagos, o que afasta a necessidade de investimento, mas serve como estratégia para impulsionar a popularidade do Zoom — algo que, aparentemente, deu certo.
“Essa mudança garante que nossos usuários [do plano] Básico continuem se conectando com amigos, familiares e colegas na mesma plataforma que sempre oferecemos”, disse a companhia em pronunciamento. A mudança começa a valer somente para países selecionados (que não foram especificados).
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Junto ao início da veiculação de anúncios, a plataforma de comunicação atualizou sua política de privacidade. Nela, o Zoom ressalta que mensagens, reuniões, vídeos ou gravações não serão utilizados para otimizar o direcionamento de publicidade — observações importantes, tendo em vista que a plataforma já foi alvo de alguns escândalos de privacidade.
Reuniões e conversas ainda não são usadas para exibir propagandas, mas isso pode mudar no futuro. No anúncio, a companhia diz que a veiculação de publicidade na tela de fim de reunião é parte inicial do programa, então ela deve usar a oportunidade para avaliar a recepção da comunidade quanto ao modelo de monetização.
Porém, não foram divulgadas previsões sobre a ampliação das propagandas e ainda não há relatos da publicidade ter alcançado usuários brasileiros. Provavelmente, a mudança deve ser implementada gradativamente.
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Fonte: Canaltech