Você já se perguntou como foi a primeira refeição no espaço? Já adiantamos que quem teve a honra de se alimentar pela primeira vez na órbita da Terra foi Yuri Gagarin, cosmonauta que se tornou o primero humano a ser lançado ao espaço. No entanto, se compararmos a refeição com aquelas que saboreamos na Terra, ela não se torna nada apetitosa.
- Coisas do cotidiano da Terra que astronautas não podem fazer no espaço
- 4 curiosidades sobre como astronautas bebem café no espaço
Naquela época, os Estados Unidos e a então União Soviética estavam envolvidos na Corrida Espacial, e nenhuma nação jamais havia enviado uma pessoa para a órbita. E eis que, em 12 de abril de 1961, Gagarin embarcou na cápsula Vostok 1 e completou uma volta ao redor da Terra em 108 minutos.
O feito representou uma vitória e tanto para os soviéticos, que disputavam a supremacia tecnológica e ideológica com os norte-americanos. Por outro lado, eles não sabiam como seria o desfecho do voo — e, por isso, Gagarin levou ao espaço suprimentos suficientes para 13 dias de viagem.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
O motivo? Bem, havia a possibilidade de que acontecesse alguma falha que impedisse que o cosmonauta retornasse à Terra dentro do cronograma esperado. Neste cenário, ele teria que esperar que o decaimento orbital natural o trouxesse de volta.
No fim, nada disso foi necessário. Durante seu voo, Gagarin pôde desfrutar de um purê de bife e de fígado, além de calda de chocolate como sobremesa. Ambos foram preparados em textura pastosa e inseridos em um tubo parecido com aquele dos cremes dentais.
Pode até parecer que essa não é melhor forma de saborear uma refeição. Por outro lado, vale lembrar que os cientistas não sabiam ao certo se seria possível se alimentar no espaço, e nem o que a microgravidade faria (ou não) com a mastigação e a digestão. Felizmente, o cosmonauta mostrou que, sim, era possível se alimentar na órbita.
O que os astronautas comem?
Apesar das rivalidades, tanto o programa espacial soviético quanto o norte-americano tinha algo em comum: ambos reconheciam que era importante evitar alimentos como sanduíches devido às migalhas. Na Terra, a gravidade faz com que pedacinhos de pão e recheios caiam no prato, mas no espaço estes fragmentos podem ser perigosos se ficarem flutuando livremente. Imagine só se migalhas de pão atingissem componentes elétricos de uma espaçonave!
As migalhas ainda não são bem-vindas na Estação Espacial Internacional (ISS) e nem em outras naves na órbita do nosso planeta. A boa notícia é que, desde a época de Gagarin, houve uma série de mudanças e melhorias no cardápio para os astronautas comerem e beberem durante suas missões — aliás, já houve até uma entrega de comida japonesa na ISS por meio do Uber Eats!
Conforme novos astronautas foram ao espaço e passaram diferentes períodos por lá, os cientistas puderam estudar os efeitos da microgravidade na alimentação e até formas de preparar alimentos por lá. A Agência Espacial Europeia (ESA) usou um dispositivo especial para fritar batatas em um voo parabólico, e descobriram que, sim, dá para fazer frituras na microgravidade. Já pensou se astronautas em missões longas puderem contar com ainda mais opções de alimentos?
Trending no Canaltech:
- Físico que estudou o coronavírus acredita que vivemos na “Matrix”
- Maior buraco azul do mundo é mais fundo que se pensava e abriga túneis
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
- 🚨 CUPOM EXCLUSIVO | Kit Galaxy S23 e Buds FE em oferta imperdível
- Star Wars | O que é a Anti-Força e como ela pode ser nova ameaça nos cinemas
Fonte: Canaltech