.
O Ministério da Saúde ampliou o público de vacinação contra a dengue para vacinas com prazo de validade perto do vencimento e autorizou o remanejamento dessas doses, em caráter temporário, para municípios ainda não contemplados pela vacinação.
A mudança, prevista em nota técnica publicada nessa sexta-feira, visa garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença. Agora, as doses com um prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados ou serão aplicadas em faixa ampliada, alcançando pessoas de 6 a 16 anos de idade.
Quanto as vacinas que devem perder a validade em 30 dias, a estratégia será expandir a utilização até o limite etário especificado na bula do imunizante, abrangendo a faixa de 4 a 59 anos. A expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município.
As unidades federativas devem informar ao Ministério da Saúde sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação. Além disso, todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde para garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.
Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes: cerca 1,3 milhão não retornaram para a segunda dose, comprometendo a eficácia da imunização.
Este ano, o país já registra mais de 291 mil casos e 118 óbitos confirmados por dengue; outros 294 são investigados.
akemi.souza , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Sat, 15 Feb 2025 19:18:57 +0000