.
A Prefeitura de Recife deu o pontapé inicial para o projeto Caderneta da Criança Digital. Prevista para estar em uso pela população da capital em março do ano que vem, o documento é uma versão online da Caderneta da Criança tradicional do governo federal.
Toda criança nascida em maternidades públicas ou privadas no Brasil tem direito a receber, de graça, a versão física da Caderneta da Criança. É uma forma da família e dos médicos acompanharem o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos, incluindo a atualização das vacinas na infância, entre outros cuidados fundamentais para a atenção integral e proteção da saúde infantil.
Segundo o prefeito de Recife, João Campos, a versão online da caderneta servirá como modelo para outros municípios do país e irá integrar outros serviços e informações relacionadas à primeira infância: “Você vai poder acompanhar nesse cadastro, na caderneta, as notas da criança, a frequência escolar, as vacinas, se estão atrasadas, onde pode tomar. Você vai poder acompanhar a marcação de exames, de consulta. Então você tem a linha da vida da criança e tudo que ela precisa fazer naquele momento da vida”.
Nesta primeira experiência, a caderneta estará integrada ao Conecta Recife, aplicativo da prefeitura que já é usado pelos recifenses para outros serviços. É o que explica o prefeito João Campos. “E como é que vai ser? dentro do Conecta Recife, você tem um cadastro lá, o seu perfil. Então, você vai incluir quem são os seus dependentes e a partir desse momento, a gente vai lhe informar tudo que tem de direito e das obrigações para os responsáveis junto às crianças; por exemplo, no aniversário de um ano, a mãe vai receber uma mensagem parabenizando pelo aniversário e dizendo a partir de um ano essas vacinas devem ser tomadas, você pode tomar em tais e tais locais da cidade e tal horário”.
A Caderneta da Criança Digital, que deve entrar em vigor no próximo ano em Recife, também vai oferecer suporte às gestantes, permitindo o acompanhamento pré-natal.
edgard.matsuki , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Fri, 20 Dec 2024 14:44:30 +0000