Comportamento

O que acontece se um raio cair em uma pessoa?

Publicidade



O que acontece se um raio cair em uma pessoa? - 1

Fortes tempestades podem causar não somente transtornos, como inundações e alagamentos ou quedas de energia, mas também deixar várias pessoas com medo de seus raios. É fato que estas descargas elétricas são extremamente energéticas e, quando um ser humano é atingido por uma delas, ele sofre graves consequências que podem chegar à morte.

Dentre os efeitos que um raio pode causar ao atingir uma pessoa, estão queimaduras na pele e, em menor proporção, em tecidos internos. Isso porque a breve duração da descarga impede que este tipo de dano seja mais profundo. Além disso, o sistema nervoso central e os músculos são afetados, causando convulsões e perda de consciência. O órgão que corre mais risco é o coração, que pode parar de bater pela intensidade da corrente elétrica.

Figuras de Lichtenberg podem ficar na pele de alguém atingido por um raio (Imagem: James Heilman, MD/Wikimedia Commons)
Figuras de Lichtenberg podem ficar na pele de alguém atingido por um raio (Imagem: James Heilman, MD/Wikimedia Commons)

Os sobreviventes podem sofrer amnésia e estresse pós-traumático, além de apresentar danos físicos como tímpanos estourados, lesões oculares e fortes dores de cabeça. Cicatrizes conhecidas como figuras de Lichtenberg — no formato ramificado dos raios — podem ficar na pele.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Qual a chance de um raio cair em uma pessoa?

Se a chance de morte é alta e os danos aos sobreviventes são diversos, as chances de que um raio caia em uma pessoa são extremamente baixas. Mesmo no Brasil, país com maior incidência destas descargas em todo o mundo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estima que a chance de alguém ser atingido por um raio é de menos de uma em um milhão por dia.

Carros servem de proteção contra raios pois atuam como uma Gaiola de Faraday — a corrente fica restrita à estrutura metálica e não atinge quem está dentro (Antoine Taveneaux/Creative Commons)
Carros servem de proteção contra raios pois atuam como uma Gaiola de Faraday — a corrente fica restrita à estrutura metálica e não atinge quem está dentro (Imagem: Antoine Taveneaux/Creative Commons)

De qualquer forma, durante uma tempestade, o mais seguro é não se arriscar, evitando ficar ao ar livre. Deve-se buscar um abrigo adequado, como dentro de uma casa ou outro edifício, equipados com para-raios. Veículos totalmente fechados também podem protegê-lo, mas é preciso se atentar para não tocar em nenhuma de suas partes metálicas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech