Na última semana, um meteoro brilhou no céu do litoral da Tasmânia, na Austrália, às 21h21 no horário local. Felizmente, pesquisadores da embarcação de pesquisa RV Investigator, da CSIRO (a agência nacional de ciência), tiveram uma ótima surpresa ao verificarem a gravação da câmera presente na embarcação: a câmera registrou belas imagens da passagem do meteoro, conforme se movia pelo céu e se desintegrava.
- Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia
- Meteorito que caiu em MG veio de Vesta, um dos maiores asteroides conhecidos
- Meteoro cruza o céu do Ceará e assusta moradores do Maciço de Baturité
Meteoros são objetos que, quando entram na atmosfera do nosso planeta, deixam um rastro luminoso no céu. Glen Nagle, pesquisador do CSIRO Astronomy and Space Science, explica que muitos deles já foram asteroides e sofreram uma mudança de trajetória quando passaram perto da Terra, quando afetados pela força gravitacional do nosso planeta. “A entrada [na atmosfera] pode ser visualmente espetacular”, diz — isso porque a rocha entra na atmosfera terrestre em alta velocidade, de modo que a fricção gerada pelo contato com o ar faz com que o objeto queime, enquanto a energia cinética é convertida em calor, luz e som.
Ele diz que, geralmente, os meteoros passam despercebidos porque aparecem em áreas pouco populosas, e mais de 100 toneladas de detritos espaciais naturais entram em nossa atmosfera diariamente. Neste caso, a rocha em questão foi registrada quando o navio estava posicionado a cerca de 100 km de distância da costa, onde fica para mapear o fundo do mar, realizar estudos oceanográficos e testar equipamentos marítimos.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
A filmagem foi feita em preto e branco, mas observadores relataram um brilho verde durante a passagem do meteoro. Confira o registro:
It’s cloudy with a chance of *checks notes* meteors? ☄️
A bright green meteor went over Tasmania this morning. And our #RVInvestigator was able to capture it on our live stream! 🚢
The ship was near south coast of Tasmania where it’s currently doing work for @Parks_Australia. pic.twitter.com/H2i4kfe9Pe
— CSIRO (@CSIRO) November 19, 2020
Como a câmera de transmissão ao vivo a bordo do Investigator opera 24h por dia, esta filmagem da passagem súbita do meteoro pôde ser feita com sucesso: “o que nós vimos ao rever a filmagem nos assustou, o tamanho e o brilho do meteoro eram incríveis”, disse John Hooper, gerente de viagens do CSIRO que estava a bordo do Investigator. “O meteoro cruza o céu diretamente à frente do navio e depois se rompe — foi incrível assistir à filmagem, e nós fomos muito sortudos por termos capturado tudo na câmera do navio”.
De fato: Nagle explica que, embora haja câmeras nos bolsos dos presentes e outras espalhadas pela cidade, elas precisam estar prontas e apontadas para o lugar certo, na hora certa. “O RV Investigator estava naquele lugar e hora”, finaliza. Até o momento, a mídia local recebeu diversos relatos de observações do meteoro, mas ainda não houve novas imagens ou filmagens.
Trending no Canaltech:
- Pesquisadores canadenses podem ter encontrado a cura para o diabetes
- Saiba quais iPhone que não devem receber o iOS 15 em 2021
- O mistério da animação dos X-Men que permanece sem resposta desde os anos 1990
- Xiaomi registra dobrável semelhante ao Galaxy Fold, mas com uma novidade
- Linha Galaxy Note vai mesmo acabar, crava imprensa sul-coreana
Fonte: Canaltech