.
A preocupação com os casos de influenza aviária de alta patogenicidade de subtipo H5N1, a gripe aviária, aqui no Brasil, levou o Ministério da Agricultura e Pecuária a prorrogar por 180 dias o estado de emergência zoossanitária.
Com a prorrogação, de forma preventiva, o Ministério da Agricultura poderá adotar medidas de erradicação do foco de forma rápida. Além disso, mobilizar recursos da União, de outros ministérios, organizações governamentais, tanto federal, como estadual e municipal, e também organizações não governamentais.
Com a medida, ficam suspensas exposições, feiras, torneios e outros eventos. O estado de emergência foi decretado em maio de 2023, quando foi registrado o primeiro caso de gripe aviária no país, em aves silvestres. Desde então, tem sido prorrogado.
Já foram registrados 166 focos da doença, sendo 163 em aves silvestres e três em aves de subsistência.
Segundo o Ministério da Agricultura, até o momento não há registro de circulação do vírus na criação comercial. Diante disso, o Brasil continua com status de país livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura.
rilton.pimentel , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Tue, 08 Apr 2025 13:41:42 +0000