Cinco novas espécies de víboras foram apresentadas em um artigo publicado na Evolutionary Systematics na última quinta-feira (8). Antes, essas cobras presentes na Colômbia e no Equador tinham sido erroneamente classificadas como parte de uma espécie única.
- Cientistas descobrem que cobras têm clitóris
- Cobras podem se reconhecer através de sentidos químicos, segundo estudo
A pesquisa, conduzida pela Fundação Khamai (uma ONG do Equador, concentrada na conservação da biodiversidade), ironicamente começou quando um dos autores foi picado por uma dessas espécies até então desconhecidas.
As espécies estão relacionadas à cobra-de-pestana, também chamada de víbora-de-pestana (Bothriechis schlegeli), que tem como principal característica as escamas em forma de espinha posicionadas sobre os olhos, como se fossem cílios.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Conforme relembram os cientistas envolvidos no artigo, algumas delas apresentam cílios mais longos, em comparação com outras. Foram justamente essas variações no estado dos cílios que levaram os pesquisadores a pensarem na possibilidade de espécies de cobras desconhecidas.
Novas espécies de víboras
O artigo científico traz cinco novas espécies, ao todo. Cada uma delas foi batizada em homenagem a figuras importantes da proteção à biodiversidade:
Víbora-de-pestana-de-rahim (Bothriechis rahimi)
A víbora-de-pestana-de-rahim vive na floresta tropical de Chocó, na fronteira entre a Colômbia e o Equador. Seu nome é uma homenagem ao Rahim Aga Khan, em reconhecimento ao seu apoio para proteger a biodiversidade.
Víbora-de-pestana-de-hussain (Bothriechis hussaini)
Já a víbora-de-pestana-de-hussain, cujo nome vem por causa do Príncipe Hussain Aga Khan, vive nas florestas do sudoeste do Equador e extremo noroeste do Peru.
Víbora-de-pestana-de-shah (Bothriechis rasikusumorum)
A víbora-de-pestana-de-shah ficam na Cordilheira Oriental da Colômbia, onde ocupam florestas e plantações de café.
Víbora-de-pestana-de-klebba (Bothriechis klebbai)
A espécie víbora-de-pestana-de-klebba (Bothriechis klebbai) também habita a Cordilheira Oriental da Colômbia.
Víbora-de-pestana-de-khwarg (Bothriechis khwargi)
Tal como as anteriores, a víbora-de-pestana-de-khwarg também pode ser encontrada na Cordilheira Oriental da Colômbia.
O estudo alerta que essas novas espécies de víbora enfrentam um alto risco de extinção, por fatores como distribuição geográfica limitada e a destruição de 50% a 80% do seu habitat.
Trending no Canaltech:
- BYD Dolphin fica mais barato para motoristas de aplicativo
- Micrometeorito raro traz material “impossível” à Terra
- Tubarão pré-histórico com “dentes de vampiro” é achado nos EUA
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- Quarteto Fantástico finalmente tem seu elenco revelado
- Falhas mostram que placa tectônica do Pacífico está rachando
Fonte: Canaltech