Nesta segunda-feira (7), um estudo publicado na revista Cognitive Science revelou que o comportamento de uma pessoa impacta diretamente a percepção que ela tem sobre os outros. No experimento específico, os pesquisadores testaram fatores como egoísmo e generosidade. Segundo os autores, os indivíduos egoístas punem a generosidade e recompensam o egoísmo mesmo quando são eles mesmos os prejudicados.
- Pessoas constantemente atrasadas têm uma percepção diferente do tempo
- O que psicopatas, narcisistas e maquiavélicos têm em comum? Estudo responde
O estudo funcionou da seguinte maneira: os participantes foram conduzidos a participar de uma espécie de jogo em que a ideia é dividir um pote de moedas. No jogo, o proponente devia sugerir quanto cada pessoa recebe de um pote de US$ 10, e o receptor devia decidir se concordava com essa divisão ou se a rejeitava. Se a oferta fosse rejeitada, nenhum dos participantes recebia o dinheiro.
Enquanto algumas pessoas mostraram generosidade ao oferecer a outra pessoa uma boa parte do dinheiro, outras tentaram pegar o máximo possível, oferecendo divisões desiguais e se beneficiando às custas dos concorrentes.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Os autores do estudo perceberam que pessoas generosas tendiam a aceitar apenas ofertas generosas, enquanto pessoas egoístas ficavam satisfeitas com ofertas que reproduzissem esse comportamento, mesmo se saíssem prejudicados com isso.
“A visão predominante antes deste estudo era que os indivíduos formam expectativas com base no que consideram típico: se todos ao meu redor são egoístas, então vou aprender a aceitar o egoísmo e me comportar de acordo. Mas mostramos que seus julgamentos sobre o comportamento de outras pessoas realmente dependem de como você se comporta”, afirmam os pesquisadores.
“Os participantes ganharão mais dinheiro com uma pessoa generosa. Mas uma pessoa egoísta vai preferir jogar com alguém que se comporta como eles. As pessoas realmente gostam de outras que são semelhantes a elas”, completa a equipe.
Comportamento guia decisões de punição
Os cientistas também descobriram que, ao decidir se deveriam punir os outros ou não (com a rejeição das propostas), os participantes foram guiados principalmente por seu próprio comportamento.
Isso quer dizer que as pessoas que se comportavam generosamente tendiam a punir o egoísmo e as que colocavam seu próprio bem-estar em primeiro lugar eram muito mais propensas a punir a generosidade.
Cientistas desvendam o comportamento humano
Determinados experimentos ajudam a compreender um pouco mais sobre o comportamento humano. Através da observação de padrões, os cientistas levantam teorias.
Por esse método, foi possível descobrir, por exemplo, que traços de personalidade podem mudar de uma hora para outra. Na ocasião, os pesquisadores testaram participantes em oito dias consecutivos sobre os níveis de estresse e emoções, e calcularam quanto do que normalmente consideramos um traço de personalidade na verdade é apenas uma emoção passageira: na prática, as pessoas com características positivas apresentam apenas uma variação de 30% em características como rapidez para se irritar ou se preocupar.
Outra curiosidade do comportamento é que humanos demonstram nervosismo para gerar empatia nos outros. Para chegar a essa descoberta, os cientistas determinaram que alguns indivíduos apresentassem um determinado projeto, e solicitaram que outras pessoas avaliassem os vídeos dessas apresentações. O s participantes apontados como os mais nervosos durante a tarefa também foram mencionados como os mais ‘simpáticos’ pelos avaliadores.
Trending no Canaltech:
- Apps de Bradesco, Nubank, Santander e outros têm instabilidade nesta segunda (7)
- Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
- Solteiros trocam Tinder por Google Docs para encontrar crushes na internet
- App do Itaú tem instabilidade e fica fora do ar nesta segunda-feira (7)
- Real Digital muda de nome e agora se chama Drex, anuncia o BC
- O que explica o sucesso absurdo da RAM Rampage no Brasil?
Fonte: Canaltech