Em um passado não muito distante, o Clubhouse serviu como o pontapé inicial para que várias empresas lançassem um recurso para a criação de salas de bate-papo por voz. O Facebook é uma delas, e essa função agora está chegando para todos os usuários.
- Clubhouse: tudo sobre a rede social para conversas por voz
- Como montar uma sala no Clubhouse
- O que é e como funciona o Twitter Spaces
Conhecidos no inglês como Live Audio Rooms, os chats de áudio no Facebook permitem que você crie uma sala e converse com outras pessoas. Quer aprender a como acessar a novidade? Acompanhe o tutorial a seguir.
O que são as salas de áudio no Facebook
As Live Audio Rooms seguem o mesmo estilo do que já existe em outros aplicativos, como Slack, Spotify (Greenhouse) e Twitter (Twitter Spaces). Um anfitrião cria uma sala para conversar com todas as pessoas que entram ali. O criador da sala pode definir se somente ele falará ou se os demais participantes também poderão emprestar suas vozes.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
As salas de bate-papo por voz no Facebook aparecem no topo do feed na página inicial do serviço. Artistas, organizações, marcas e empresas que estejam ao vivo ou que tenham programado uma sala também ficarão visíveis logo que você abrir o app do Facebook no celular.
Por enquanto, só podem criar salas de bate-papo ao vivo criadores de conteúdo, figuras públicas e pessoas verificadas no Facebook. As salas ainda podem ser salvas nos perfis dos criadores para serem ouvidas posteriormente.
Assim como acontece com os criadores de conteúdo do Facebook Gaming, as salas de áudio do Facebook contam com arrecadação de dinheiro usando o sistema de estrelas, que por sua vez é a moeda virtual da plataforma. Quem fizer doações em estrelas ganhará destaque nas primeiras fileiras da sala, aumentando as chances de interagir com o anfitrião.
Até meados de outubro de 2021, o recurso de salas de voz no Facebook foi liberado oficialmente para usuários do iOS e Android. Testes também estão sendo feitos na versão da rede social para desktop, mas no PC só é possível ouvir as salas, e não criá-las (ao menos por enquanto).
Além disso, nos Estados Unidos, a aba “Watch” (“Assistir”, na tradução livre) no aplicativo do Facebook agora exibe uma seção destinada especificamente a conteúdos de áudio. Até o momento, o recurso não foi disponibilizado no Brasil.
Como usar as salas de áudio do Facebook
Passo 1: abra o aplicativo do Facebook (Android | iOS) no seu celular.
Passo 2: já na página inicial, você verá dois cards das salas de áudio do Facebook. Ficam abaixo dos botões para você fazer uma nova publicação.
Passo 3: salas ao vivo ou programadas por algum criador de conteúdo ou influenciador que você segue no Facebook também aparecerão nessa seção.
A partir daí, selecione “Ouvir” ou “Ver detalhes”.
Passo 4: se a sala estiver a vivo, é só começar a ouvir. Mas se o evento estiver programado, toque na opção “Vou”, para confirmar presença na sala assim que ela começar.
Passo 5: desça a página para visualizar informações sobre o conteúdo da conversa e quais palestrantes irão participar.
Passo 6: se você tiver uma página verificada no Facebook e quiser criar uma sala, volte para a tela inicial do app e selecione “Criar”, dentro do card “Salas de áudio e vídeo”.
Passo 7: para ouvir uma sala de áudio já finalizada, pesquise ou entre no perfil do criador de conteúdo e procure pelo card do bate-papo. Depois, toque em “Ouvir”.
Viu como é fácil? Sim, algumas funções das salas de áudio do Facebook ainda estão limitadas no Brasil, mas agora é só questão de tempo até que os criadores de conteúdo e usuários possam usufruir de todas as possibilidades desse novo recurso.
Trending no Canaltech:
- Einstein estava errado e Big Bang não é o começo do universo, diz esta teoria
- Volkswagen Gol sofre novo aumento e preço fica absurdo; veja quanto custa
- Microsoft Excel resolve um dos problemas mais antigos e irritantes do programa
- Onde fica a lixeira do WhatsApp?
- Os 10 animais mais bonitos do mundo
Fonte: Canaltech