A saúde mental é muitas vezes olhada como um assunto tabu, sobre o qual evitamos conversar com nossos amigos e familiares. Falar sobre esse tema pode ser complicado para muitos, mas não deixa de ser importante percebermos que a nossa mente é o que comanda o nosso corpo.
Existe uma série de fatores que estão na origem dos problemas e distúrbios mentais. Problemas familiares, situação financeira, doenças crônicas, entre outros, podem ser a causa de muitos dos diagnósticos. No entanto, as doenças psicológicas podem também ser resultado de algo físico, sendo a genética e a bioquímica cerebral influenciadoras do nosso bem-estar, tanto quanto os problemas do cotidiano.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais serão a principal causa de incapacitação da sociedade futura e a depressão será a origem de muitas doenças. Um estudo revela que a prevalência de depressão ao longo da vida, no Brasil, representa cerca de 15,5%. O sofrimento emocional é um problema real e pode afetar tanto os jovens como os adultos e, por esse motivo, deve ser um assunto abordado e resolvido por especialistas.
Os jogos podem contribuir com a saúde mental
Quando falamos em jogos, facilmente conseguimos associá-los a diversão e a momentos curtidos em família ou com amigos. Seja online ou offline, certamente você tem o seu jogo favorito. Atualmente, hospitais distribuídos por todo o Brasil e no mundo utilizam jogos de RPG para auxiliar o tratamento de doenças como a depressão. Também os jogos de tabuleiro podem ser a solução para problemas de natureza psicológica, ajudando no desenvolvimento de competências sociais e estimulando a aprendizagem.
Os videogames estão também abordando o tema da saúde mental e apresentam suas histórias argumentando que interpretar um personagem que sofre de depressão pode ser benéfico e ajuda na compreensão das causas e consequências da doença. O videogame Sea of Solitude, por exemplo, conta-nos a história de uma jovem que luta para combater a sua própria solidão – um tema explorado com base na experiência pessoal da sua criadora.
O jogo That Dragon, Cancer é outro dos tantos videogames que tratam de ansiedade ou outras doenças mentais. Nesse jogo, podemos passar pela experiência da luta enfrentada por pais que perderam seu filho para o câncer.
A verdade é que muitos jogos podem ser benéficos para a nossa saúde mental, estimulando as nossas capacidades ou até mesmo nos fornecendo perspectivas diferentes no que diz respeito ao combate da doença. Além disso, os jogos podem nos ajudar a relaxar do stress diário e nos proporcionar momentos didáticos e divertidos. Em um momento mais complicado, você pode recorrer a vários jogos para se libertar do stress: desfrute de um momento em família em torno de um jogo de tabuleiro, jogue seu videogame favorito ou aproveite os jogos de blackjack online se gosta da imprevisibilidade dos jogos de cartas. O mundo está repleto de jogos para você experimentar e, por meio deles, desligar um pouco a mente dos seus problemas.
O importante é falar sobre o assunto que o incomoda, partilhando-o com sua família ou até mesmo com um profissional. Se cuidamos da nossa saúde física, através de uma boa alimentação ou praticando exercícios físicos regularmente, não devemos deixar de colocar nossa mente também como prioridade, pois cuidar do nosso psicológico é muito importante para atingirmos um bem-estar cotidiano. É necessário procurar estratégias que promovam o nosso bem-estar mental, e talvez um bom primeiro passo seja reduzir o stress do dia-a-dia e procurar dedicar um pouco do nosso tempo a algo de que gostamos e que nos dê prazer.