Comportamento

Casos de SRAG aumentam em quase todas as regiões do país

Publicidade



.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças pequenas e associados ao vírus sincicial respiratório, aumentaram em praticamente todas as regiões do país. O alerta é do novo boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (10). 

A incidência dos casos varia de moderada a muito alta nos estados do Acre e do Amapá, na Região Norte; Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás, no Centro-Oeste; Maranhão, no Nordeste; Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste. 

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, no Sul, também há aumento de casos, mas com níveis de incidência ainda baixos. Há sinais de que o vírus sincicial respiratório também esteja impulsionando o crescimento das infecções no Pará e em Mato Grosso.

A análise também aponta aumento dos quadros de influenza, principalmente no Mato Grosso do Sul, onde o vírus tem provocado hospitalizações entre jovens, adultos e idosos.

A pesquisadora do boletim InfoGripe Tatiana Portela reforça a importância da vacinação contra a gripe para os grupos de risco:

“É muito importante que todas as pessoas dos grupos de risco – como crianças de 6 meses até 6 anos de idade, gestantes, idosos – procurem um posto de saúde para se vacinar contra o vírus, especialmente as pessoas que moram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e também no Sul do país, onde a campanha de vacinação contra o vírus já começou”. 

Em 2025, já foram notificados mais de 31 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país. Mais de 12 mil tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório. A covid-19, o vírus sincicial respiratório e o rinovírus respondem, cada um, por cerca de 30% dos casos. A influenza A tem 7% dos diagnósticos e a influenza B, 2%. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, no entanto, mais de 50% dos diagnósticos foram por vírus sincicial respiratório.
 


rafael.guimaraes , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Fri, 11 Apr 2025 00:18:28 +0000