A capacidade de sonhar não parece ser uma exclusividade dos humanos no reino animal, segundo pesquisadores da Universidade de Buenos Aires. Há mais de 20 anos, eles estudam o cérebro dos pássaros e perceberam que determinadas áreas associadas ao canto funcionam durante o dia e durante o sono. Agora, afirmam ter descoberto uma forma de interpretar os sonhos desses animais, através do canto silencioso emitido à noite.
- 5 animais que dormem de forma fofa e bizarra ao mesmo tempo
- Cachorros sonham? Por que mexem tanto as patas enquanto dormem?
“Os sonhos são uma das partes mais íntimas e subjetivas da nossa existência”, afirma Gabriel Mindlin, um dos autores da nova pesquisa, em nota. “Saber que compartilhamos [essa capacidade de sonhar] com uma espécie tão distante é muito comovente”, pontua.
Desde que identificaram a habilidade de sonhar, surgiu a ideia de tentar interpretar os sonhos, como fazem hoje. “A possibilidade de entrar na mente de um pássaro sonhador — ouvindo como esse sonho soa — é uma tentação impossível de resistir”, revela Mindlin.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Sonhos do pássaro bem-te-vi
Analisando os pássaros da popular espécie bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), comum na América Central e do Sul, os cientistas argentinos perceberam que os músculos e as regiões cerebrais associados ao canto diurno funcionam à noite. É como se emitissem um canto silencioso, imperceptível aos ouvidos humanos.
Publicado na revista científica Chaos, o novo estudo tornou possível reconstruir artificialmente a música que os pássaros cantam durante o sono, a partir da tradução de informações musculares em canto.
Isso foi possível com o uso de eletrodos de eletromiografia (EMG), medindo os movimentos musculares. E também com um modelo que traça paralelos em relação à musculatura vocal durante o dia e os sons emitidos.
Interpretando a canção das aves
Entre as análises, os pesquisadores identificaram que, ao defender o seu território, o pássaro bem-te-vi produz um padrão de vocalização distinto, ativando a musculatura de forma específica. Nesse momento, ele também levanta a crista de penas na cabeça.
Após escutar o canto emitido durante o sono, os cientistas identificaram o mesmo padrão, como se ele sonhasse que estivesse em uma disputa por territórios. “Senti uma grande empatia ao imaginar aquele pássaro solitário recriando uma disputa territorial em seu sonho”, comenta Mindlin.
A seguir, veja como é o canto do bem-te-vi durante o sono:
Trending no Canaltech:
- Capitão América 4 | McDonald’s Brasil vaza Hulk Vermelho e vilã do filme
- Instagram pode ganhar botão de cutucar estilo Facebook
- WhatsApp libera visual verde para mais gente e recebe críticas
- X/Twitter começa a exibir resumos de notícias feitos por IA
- “Cometa do Diabo” vai sobreviver após passar perto do Sol?
- WhatsApp e Threads são removidos da App Store na China
Fonte: Canaltech