Na costa do Peru, pode ter vivido, há aproximadamente 38 milhões de anos, o animal mais pesado que já habitou o planeta, segundo recentes descobertas paleontológicas. O título aparentemente pertence a uma espécie de baleia conhecida como Perucetus colossus.
- Baleias podem ser grandes aliadas contra as mudanças climáticas
- Aquecimento global está mudando o som dos oceanos e afetando espécies marinhas
Descrita pela primeira vez em estudo publicado na revista científica Nature, a baleia já extinta pesava entre 85 a 340 toneladas. Segundo os pesquisadores, a estimativa mais provável de peso da espécie colossal é de 180 toneladas.
Ver essa foto no Instagram–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Até então, o posto de animal mais pesado conhecido era ocupado por uma outra espécie de baleia, a Baleia-Azul (Balaenoptera musculus). Em risco de extinção, a espécie pesa entre 100 a 150 toneladas. Curiosamente, ela parece ser mais alongada que a outra espécie que viveu há milhões de anos.
Baleia extinta foi o animal mais pesado que já existiu?
Para recriar as suas dimensões e estimar o peso da baleia extinta, os cientistas se basearam nos fósseis encontrados do animal colossal, durante as escavações feitas no deserto de Ica — região que está a 305 km de distância da capital Lima.
Pelos ossos serem tão grandes e densos, os pesquisadores tiveram dúvidas sobre o que exatamente representavam no início dos estudos. Foram necessárias análises microscópicas para confirmar que não eram, por exemplo, pedras.
A principal hipótese que justifica o porquê de ossos tão pesados gira em torno do fato dessa espécie de baleia não ter a capacidade de esvaziar os pulmões para mergulhar. Cheia de ar, precisaria ser muito pesada, como de fato eram, para afundar na água.
Até o momento, foram coletadas 13 vértebras, 4 costelas e uma parte da pélvis da Perucetus colossus. No entanto, ainda faltam ossos importantes para montar o quebra-cabeça de como era verdadeiramente o animal mais pesado do mundo, como o crânio. Neste ponto, alguns detalhes são meramente especulativos.
Dúvidas sobre o real peso do animal extinto
Embora as primeiras evidências apontem para o fato da baleia extinta ser o maior animal que já viveu na Terra, alguns pesquisadores são céticos quanto a esta afirmação, alegando que mais ossos precisam ser encontrados para que se comprove a questão.
É o caso do paleontólogo Nicholas Pyenson, do Smithsonian Institution. “Descobrir o peso corporal de uma espécie extinta é muito, muito difícil”, explica em comunicado. Inclusive, ele argumenta que não é possível estimar, com muita precisão, o quanto acrescentar de gordura, por exemplo.
Para os que ficaram curiosos em ver os fósseis do provável animal mais pesado da Terra, vale comentar que os achados foram integrados à coleção permanente do Museu de História Natural de Lima.
Trending no Canaltech:
- Chun-li pelada interrompe campeonato de Street Fighter 6
- Nova regra do Instagram pode limitar assédio de desconhecidos via DM
- Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
- Quais celulares Samsung Galaxy vão atualizar para a One UI 6 com Android 14?
- Mini rovers da NASA vão explorar a Lua sem comandos diretos
- 6 celulares usados para comprar sem medo em 2023
Fonte: Canaltech