Comportamento

Anorexia e dismorfia? Influencer de 25 kg busca perder mais peso

Publicidade



Anorexia e dismorfia? Influencer de 25 kg busca perder mais peso - 1

A busca pela magreza adoece milhares de pessoas, especialmente mulheres, em todo o mundo. Este é possivelmente o caso da influencer chinesa conhecida como Baby Tingzi, que pesa apenas 25 kg. Mesmo excessivamente magra, a mulher quer perder ainda mais peso, o que acende um sinal de alerta para casos de anorexia nervosa e dismorfia corporal.

Tingzi é bastante conhecida na rede sociail Douyin (uma versão local do TikTok na China), mas ainda não viralizou nas redes sociais mais populares no Brasil. Independentemente disso, o seu estado de saúde chama a atenção. Com cerca de 1,6 m de altura, o Índice de Massa Corporal (IMC) da influencer é de 9,77, o que é extremamente perigoso para a saúde.

Antes de seguir, é preciso pontuar que oficialmente a influencer de 25 kg, da China, não foi diagnosticada com nenhum tipo de transtorno mental ou distúrbio alimentar. Então, a ideia é entender como a busca pela magreza excessiva e o sonho da perfeição são nocivos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Anorexia, dismorfia corporal e perda de peso

Para definir cada um desses problemas, vale pontuar que a dismorfia é uma condição conhecida como Transtorno Dismórfico Corporal. Nesses casos, o indivíduo desenvolve preocupações irracionais sobre algum ponto do corpo (ou “defeito”), como o nariz ou mesmo com peso. É uma imagem corporal totalmente distorcida, já que os outros não enxergam o “problema”.

Agora, a anorexia é um distúrbio alimentar e, como tal, o indivíduo desenvolve uma obsessão pelo peso e com aquilo que come, podendo realizar longos jejuns e até chegar a um nível de desnutrição em busca da magreza.

“A preocupação com a aparência é normal e um sinal de autoestima saudável. Mas ser excessivamente autoconsciente sobre a aparência pode ser um problema”, afirma Michael Craig Miller, médico e professor assistente de psiquiatria na Universidade Harvard (EUA), em artigo sobre a dismorfia corporal.

Anorexia e dismorfia? Influencer de 25 kg busca perder mais peso - 2
Pessoas que buscam excessivamente formas de perder peso, como influencers, podem sofrer com anorexia nervosa e dismorfia corporal (Imagem: NomadSoul1/Envato)

“Em muitos casos, essa preocupação atinge proporções delirantes”, acrescenta. A questão é que esses transtornos e distúrbios podem colocar a vida do paciente em risco. Inclusive, os quadros podem se sobrepor, como revela estudo publicado na revista Eating and Weight Disorders.

Estudo sobre distorção de imagem

Neste estudo, pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin (Inglaterra) recrutaram mais de 1,6 mil pessoas que praticam atividade física em academias. Após analisar os relatos de cada entrevistado, a equipe descobriu que cerca de 30% dos participantes tinham um possível quadro de transtorno alimentar, como anorexia. Dentro deste grupo, mais de 75% sofriam com dismorfia corporal.

Diferença entre anorexia e dismorfia

Embora a anorexia e dismorfia corporal possam ocorrer em uma mesma pessoa insatisfeita com o seu corpo e que busca perder mais peso, como pode ser o caso da influencer chinesa de 25 kg, as condições não devem ser encaradas como sinônimo.

Basicamente, pessoas com anorexia têm fixação pelo peso e buscam formas de emagrecer. Enquanto isso, a dismorfia pode envolver uma preocupação com o peso, mas isso não é obrigatório. Se a insatisfação for com o nariz, a busca por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos pode ser a obsessão individual da pessoa.

Entretanto, uma pessoa anoréxica normalmente tem uma imagem corporal distorcida. Por isso, as condições são tão associadas, mas o diagnóstico deve sempre ser feito com um médico responsável, que indicará o melhor tratamento. Isso quase sempre envolve sessões de terapia.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech