.
Estrangeiros que visitarem o estado do Rio de Janeiro terão suas compras livres de impostos. A unidade da federação é a primeira a implementar o Tax Free, com cashback para compras feitas por estrangeiros no estado. O Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, avalia que a iniciativa vai ser um divisor de águas em relação ao turismo fluminense.
“É um momento histórico para o Rio de Janeiro. Não apenas pelo pioneirismo – em ser o primeiro estado da federação a adotar o Tax Free, mas também por introduzir no estado uma prática que é bem sucedida em muitos lugares no mundo. O Tax Free eleva o Rio de Janeiro a um novo patamar de atração turística, nos posicionando à frente no cenário nacional”.
O benefício foi sancionado pelo governador Cláudio Castro para estimular o comércio e o turismo. A restituição do imposto por meio do Tax Free vai valer para compras realizadas de maneira presencial, com cartões de crédito emitidos no exterior e em lojas previamente credenciadas para fornecer o benefício. A devolução não contempla a prestação de serviços e as mercadorias incluídas nessa categoria, como refeições e bebidas oferecidas em bares, restaurantes e hotéis. O Tax Free já é adotado em países vizinhos do Brasil, como Argentina e Uruguai.
Até novembro deste ano, o Rio de Janeiro já recebeu mais de 1,3 milhão de turistas internacionais, uma alta de 27% em relação a 2023. A projeção indica que o número vai ultrapassar a marca de 1,5 milhão ao final de dezembro, chegando no mesmo patamar de 2014, ano da Copa do Mundo — o melhor da história, com 1,597 milhão de estrangeiros. Turistas de Argentina, Chile e Estados Unidos são os nossos principais visitantes.
liliane.farias , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 30 Dec 2024 22:20:19 +0000