.
Em janeiro deste ano, a produção de veículos no Brasil foi a maior para o mês desde 2021. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Outro dado positivo foi o crescimento de 6% no emplacamento de veículos também em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2024. Além disso, com 171 mil unidades vendidas, foi o maior número para o mês dos últimos quatro anos.
A exportação de carros, motos e caminhões também teve um avanço expressivo neste janeiro: 52%, em relação ao mesmo período de 2024. As importações também cresceram, em quase 25%.
Mesmo com esses bons resultados, os dirigentes da Anfavea estão cautelosos para 2025. Entre os motivos está a imposição de tarifas maiores de importação para automóveis, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a países como China e México, que podem impactar o setor no Brasil, com o direcionamento desses produtos para cá. Preocupa ainda o setor a ameaça do presidente argentino, Javier Milei, de tirar o país do Mercosul.
As fábricas nacionais de caminhões e ônibus também estão em alerta para o que pode vir, como o aumento do diesel e da taxa de juros do país, como explica o diretor de Veículos Pesados da Anfavea, Eduardo Freitas.
Sobre a elevação da taxa de juros, a Anfavea aponta que preocupa toda a indústria nacional do setor porque, no ano passado, 45% dos veículos vendidos no país foram financiados.
sumaia.coelho , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 10 Feb 2025 18:50:30 +0000