Com as férias escolares quase no fim e a volta às aulas cada vez mais próxima, começam as preocupações com a adaptação dos pequenos. Mas, antes de a criança retornar para a classe escolar, alguns detalhes precisam de atenção, principalmente relacionados à saúde como, por exemplo, o peso ideal da mochila ou o sapato mais confortável – e onde encontrá-los – ou quando fazer os exames de rotina?
De acordo com a pediatra da Paraná Clínicas Dra. Maria Gabriela de Aguiar Moreira Garbelini Galerani esse período é ideal para colocar as consultas médicas em dia. “Toda criança deve e merece ter um pediatra para chamar de seu, independentemente da idade e ausência de doença. Assim, é possível acompanhar seu crescimento e desenvolvimento, checar as vacinas, tirar dúvidas, entre outros”, explica.
Outro fator que também facilita a volta às aulas é retornar de maneira suave e progressiva. “É natural e benéfico que nas férias os horários e a alimentação sejam um pouco mais flexíveis, mas aos poucos a rotina da casa pode ser restabelecida. Dormir mais cedo e evitar o uso de qualquer eletrônico pelo menos uma hora antes de ir para a cama é essencial”, comenta a pediatra.
A médica ainda afirma: para lidar com o choro e a rejeição ao novo ambiente, o mais importante é que os pais estejam tranquilos. “A criança precisa entender que aquela foi a melhor opção da família e que todos estão pensando no melhor para ela. Não é um castigo ou abandono. Os pais precisam estar confiantes na sua decisão e passar essa calma para seus filhos”, comenta Maria Gabriela.
Hora de comprar material escolar
Quanto ao material escolar, algumas características importantes precisam ser revistas. Por exemplo, sabia que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança.
Já para os calçados, a doutora alerta os pais para não caírem na tentação de comprar alguns números maiores para o sapato durar mais tempo. “Basta ficar atento ao crescimento da criança, para que os sapatos não apertem. Eles precisam se ajustar bem aos pés, com solado resistente e flexível, material leve e com reforço no calcanhar. Além disso, as roupas precisam ser confortáveis e adequadas ao clima, cuidando para não agasalhar demais e gerar desconforto na criança”, comenta.