.
Setenta por cento dos 2.047 estudantes beneficiados pelo FIES no Rio de Janeiro, em 2023, eram mulheres. Esse é o balanço do Fundo de Financiamento Estudantil, programa do governo federal que concede financiamento a alunos em cursos superiores de instituições particulares de educação.
O Rio é o quarto estado com o maior percentual de mulheres beneficiadas no último ano. No recorte de raça ou cor, a maioria dos contemplados pelo Fies no estado, 50,37%, é de pessoas brancas.
Em todo o país, 50.186 estudantes foram beneficiados no último ano pelo programa. Desse total, 34 mil são mulheres e 28 mil são pessoas negras ou pardas.
Desde 2023, o governo federal tem implementado uma série de ações estratégicas para fortalecer o Fies e ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, como a criação do Fies Social, que reserva metade das vagas a estudantes em situação de vulnerabilidade, que participam do Cadúnico ou com renda familiar até meio salário-mínimo.
Também foram instituídas cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Outras medidas adotadas foram o aumento do teto de financiamento para cursos de Medicina, que passou para 60 mil reais, processos seletivos para vagas remanescentes e a renegociação de dívidas.
Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da edição de 2010, e tiver obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, assim como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários-mínimos.
izabella.alves , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Tue, 17 Sep 2024 17:56:15 +0000