Estudos indicam que os consumidores recebem vídeos de forma positiva, passando mais de 100 milhões e um bilhão de horas assistindo-os no Facebook e no YouTube, respectivamente, todos os dias. Não é de surpreender que o vídeo seja agora uma ferramenta de marketing essencial. Aproveite as dicas abaixo para tirar o máximo proveito do marketing de vídeo.
Mantenha Curto
Estudos indicam que um quinto dos espectadores desiste de um vídeo dentro de 10 segundos ou menos, razão pela qual especialistas em vídeo recomendam manter os vídeos curtos e objetivos, abordando apenas o cerne da história. Vídeos eficazes revelam imediatamente aos espectadores por que devem continuar assistindo.
Pergunte a si mesmo: o vídeo fará os espectadores rir, inspirá-los a agir ou ensiná-los algo novo? Para despertar curiosidade, faça perguntas à sua audiência e atraia rapidamente sua atenção com teasers. Se você deseja criar esses tipos de vídeos com facilidade, o FlexClip pode ser muito útil com seus modelos impressionantes e ferramentas de IA.
Aprimore a Narrativa
Os consumidores geralmente são afastados por publicidades insistentes. Em vez de focar na venda, centralize o conteúdo de marketing – seja em forma escrita ou em vídeo – em torno da proposta de valor. Aproveite o poder emotivo do vídeo ao apelar para as necessidades do consumidor e desejos ocultos. Além disso, coloque uma chamada para ação (CTA) estratégica e relevante ao lado de uma URL rastreada no final.
Crie Conteúdo Educacional
Pesquisas mostram que 65% das audiências online são aprendizes visuais, o que comprova a importância de educar seu público por meio do marketing de vídeo, como seguindo esses passos:
Mostre aos clientes como usar corretamente seu produto ou serviço.
Sugira dicas úteis sobre como aproveitar ao máximo a compra.
Realize um webinar para transmitir conhecimento especializado.
Além de capturar leads, o conteúdo educacional posiciona a marca como líder de pensamento e oferece aos clientes informações valiosas e úteis.
Desligue o Som e Ative as Legendas
Um estudo da Publicis e Verizon descobriu que 93% dos espectadores móveis assistem a vídeos no mudo e que 80% dos espectadores têm mais probabilidade de assistir a um vídeo inteiro se as legendas estiverem disponíveis. No entanto, criar legendas manualmente é difícil e demorado, especialmente para uma grande quantidade de vídeos. Em vez disso, automatize esse processo e incorpore outras funcionalidades do Cloudinary com o complemento Google AI Video Transcription da Google Text-to-Speech ou Microsoft Azure.
Marque Vídeos
O uso contínuo de vídeo para marketing resulta em um grande volume de conteúdo. Para otimizar a produção de vídeo, que é cara, reutilize o conteúdo em redes sociais e outras campanhas de marketing. Marcar é uma ferramenta valiosa para organizar e reiterar tags.
Acelere o Carregamento das Páginas
Como os vídeos consomem muita largura de banda, muitas vezes eles retardam a renderização da página em dispositivos com telas pequenas e redes de baixa largura de banda. Como solução, otimize o vídeo alterando os codecs.
Promova Vídeos de UGC
Análises de produtos, vídeos caseiros e imagens postadas em redes sociais, sites de marcas e outros canais online são conhecidos como conteúdo gerado pelo usuário (UGC), que está se tornando cada vez mais popular e influente. O UGC promove produtos e serviços de forma indireta e autêntica. De fato, estudos revelaram que os consumidores confiam mais no UGC do que no conteúdo promocional gerado pela marca.
Injete Humor
O humor transmite uma mensagem rapidamente, eficazmente e memoravelmente. Quem não gosta de risadas, esclarecimento e uma ruptura com a realidade de vez em quando? Se adotado corretamente, o humor pode adicionar muito ao conteúdo de vídeo das marcas e gerar recompensas inestimáveis.
Marque o Conteúdo para SEO
A otimização para mecanismos de busca (SEO) permite uma descoberta rápida e suave do conteúdo. Para maximizar o valor de SEO do seu vídeo:
Hospede o vídeo em seu próprio domínio.
Incorpore o vídeo para aumentar a probabilidade de receber links de marketing de entrada.
Crie mapas de vídeo.
Adicione descrições ao vídeo para os robôs de busca do Google.
Marque o vídeo com palavras-chave relevantes e títulos descritivos.
Acompanhe os Resultados com o Google Analytics
Muitas marcas acompanham o número de visualizações de vídeo como uma métrica chave, mas isso é apenas um indicador preliminar. Para medir melhor o sucesso de um vídeo, monitore as seguintes interações dos espectadores:
Quando e por quanto tempo os espectadores interagiram com o vídeo
Quando os espectadores pausaram o vídeo para avaliação
Quando os espectadores pularam conteúdo que consideraram relevante