O Itaú e a Alura se uniram para garantir mais acesso ao mercado de tecnologia. Nesta última quinta-feira (21), a dupla anunciou um curso de tecnologia assistiva para auxiliar profissionais com deficiência a configurar e usar as ferramentas de acessibilidade.
- 10 recursos de acessibilidade do Android para você usar
- 5 cursos gratuitos para aprender sobre Inteligência Artificial
Curso de tecnologia assistiva
O curso é voltado para Pessoas com Deficiências (PcDs) da escola de tecnologia, que oferece trilhas sobre programação, ciência de dados e afins. Durante as aulas sobre tecnologia assistiva, os alunos recebem instruções para configurar o Windows e utilizar as ferramentas básicas de acessibilidade, como os leitores de tela e a lupa com alto contraste.
Já a apresentação é feita pela engenheira de software do Itaú, Louise Suelen Araujo Reis, que também é uma pessoa com deficiência visual.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
“Nosso propósito não é apenas ensinar a utilização de ferramentas tecnológicas de forma integral, mas também garantir que os estudantes mergulhem no universo da inovação sem restrições”, disse a gerente de Customer Success, Rita Ruas. “Assim, formaremos profissionais capazes de criar produtos e serviços disruptivos, promovendo a conscientização sobre a importância de um mundo com oportunidades iguais.”
Necessidade global
A iniciativa busca atender uma demanda latente do mercado global. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os produtos assistivos devem se tornar necessidade para mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo todo até 2050.
“[Com o lançamento do curso,] esperamos não apenas ampliar o conhecimento sobre acessibilidade digital, mas também sensibilizar cada vez mais profissionais e futuros profissionais de tecnologia de todo o mercado sobre a importância e a urgência deste tema”, disse o diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, Rodrigo Dantas.
Como se inscrever no curso de tecnologias assistivas
As aulas sobre tecnologias assistivas fazem parte do pacote de assinaturas da Alura, que libera mais de 1.450 cursos sobre desenvolvimento, ciência de dados, design e afins. O programa está disponível para qualquer pessoa interessada ou para empresas que desejam contratar para seus times.
Para ter acesso às aulas, você precisa se matricular no site da plataforma (alura.com.br) e optar por um dos planos disponíveis: o Plus, que libera todos os cursos, desafios e cases, ou o Pro, que também tem acesso a um chatbot e lições de inglês para desenvolvedores.
As assinaturas custam a partir de R$ 109 ao mês ou R$ 1.308 à vista. Ao fazer a matrícula, as aulas ficam disponíveis por um ano.
Trending no Canaltech:
- Rumo à cura da AIDS, edição genética elimina HIV das células
- Facebook quer que você volte a cutucar os amigos na rede
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
- Erupção solar causa apagão de rádio e outras podem ocorrer
- Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas
- Fallout | Amazon divulga cena inédita do live-action
Fonte: Canaltech