.
O economista Gabriel Galípolo é o indicado do presidente Lula para comandar a presidência do Banco Central. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.
Para poder assumir a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo passará ainda por uma sabatina no Senado e deverá ter o nome aprovado no plenário da Casa. Se isso acontecer, ele vai substituir Roberto Campos Neto, cujo mandato, iniciado em fevereiro de 2019, termina em 31 de dezembro deste ano.
Ex-secretário de Economia e de Transportes do governo de São Paulo, Galípolo trabalhou na Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator, instituição que ele fundou.
Em 2023, assumiu o cargo de secretário executivo do Ministério da Fazenda, até ser indicado e aprovado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, que ele ocupa desde julho do ano passado. Gabriel Galípolo comentou a indicação destacando que é uma honra e uma grande responsabilidade ocupar a presidência do BC.
De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, o Governo e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, combinaram que a sabatina de Gabriel Galípolo ficou pré-acertada para a segunda semana de setembro. Se aprovado, Galípolo assume, a partir de janeiro, um mandato de quatro anos à frente do Banco Central.
maria.melo , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Thu, 29 Aug 2024 00:39:19 +0000