Empreendedorismo

Saiba por que pequenos negócios exigem diferentes tipos de desenvolvedores

Publicidade



Saiba por que pequenos negócios exigem diferentes tipos de desenvolvedores - 1

Todo desenvolvedor de software tem que começar de algum lugar, seja uma empresa pequena ou uma big tech. O porte do negócio, porém, está diretamente ligado ao nível de responsabilidade, visto que o profissional de programação terá que lidar com diferentes regras e desenvolver diferentes conjuntos de habilidades para suprir as necessidades do projeto.

Empresas menores oferecem uma maior sensação de conexão entre o desenvolvedor e o impacto de seu trabalho. Brendan O’Leary, desenvolvedor do GitLab, afirmou ao site ZDNET que o trabalho em companhias pequenas permite aos profissionais maior concentração em seu tempo de ciclo — período entre a escrita da primeira linha de código e sua execução.

Outro ponto positivo é que, devido às restrições orçamentárias, muitas startups não conseguem oferecer o salário das grandes empresas e por isso estão mais abertas a considerar perfis que não cumprem todos os pré-requisitos em termos de grau ou experiência profissional — é o que diz Amanda Richardson, CEO da CoderPad. As startups, portanto, se tornam uma ótima oportunidade para profissionais inexperientes entrarem no mercado.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Ambos os especialistas concordam que as empresas pequeno porte tem uma leve vantagem sobre as maiores ao considerar a rapidez com que podem desenvolver novos softwares. Além disso, empresas menores e startups têm maior autonomia do que grandes negócios, permitindo uma participação mais ativa dos profissionais e dando oportunidade para se destacarem na carreira.

No entanto, a mesma autonomia pode significar falta de orientação e mais espaço para erros. Grandes corporativas oferecem aos desenvolvedores e engenheiros de software mais estrutura, funções e responsabilidades bem demarcadas e processos estabelecidos. Além disso, possivelmente esse tipo de companhia está com equipes de DevOps mais avançadas e estão em busca de profissionais para projetos específicos — cenário ideal para um desenvolvedor iniciante.

“Pode ser especialmente valioso para os jovens graduados aprender em um ambiente estruturado e ver o desenvolvimento de software em escala, ao mesmo tempo em que adquire as melhores práticas”, ressalta a Richardson. Uma desvantagem, porém, é que o profissional pode acabar ficando responsável por pequenas tarefas que aparentam ser “triviais”. Uma pesquisa do Stack Overflow revela que 45% dos profissionais concordam que sentir-se improdutivo é a principal razão pela qual estão infelizes no trabalho.

Empresas maiores acabam dividindo suas equipes em grupos menores para que o processo se torne mais gerenciável, visto que times pequenos se comunicam e colaboram com mais agilidade. A regra de “equipe de duas pizzas” afirma que os grupos de trabalho de DevOps devem ser pequenos ao ponto que duas pizzas sejam o suficiente para alimentar a equipe toda — de maneira que as tarefas ficam cada vez mais específicas e inflexíveis.

O desenvolvedor deve traçar seus objetivos de carreira

Para O’Leary, o desenvolvedor deve traçar os seus objetivos de carreira em primeiro lugar. É importante que o profissional tenha consciência das suas habilidades e que avalie como as diferentes oportunidades do mercado podem ajudar a aprimorá-las.

A jornada na área da programação tem desafios, não importa qual seja o porte da empresa ou área específica de atuação. De maneira geral, o empenho e a disposição em aprender é o que define uma experiência enriquecedora e produtiva.

Todavia, os especialistas concordam que os profissionais querem entender o impacto de seu trabalho e sentir o reflexo de sua importância na sociedade. Gerentes de contratação devem se atentar às necessidades do trabalho oferecido e considerar como podem mudar um cenário problemático, demostrando aos desenvolvedores o impacto de suas participações.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech