Um estudo revelou que o público brasileiro possui uma das melhores respostas à publicidade no mundo. Os dados apontam que 37% dos consumidores do país fazem compras imediatamente após consumirem anúncios online – porcentagem bem acima da média mundial (14%).
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A pesquisa “Canais em evolução e aquisição de clientes: como atrair e reengajar o consumidor”, realizada pela Rakuten Advertising e pela RetailX Consumer Observatory, analisa os novos hábitos de consumo e a forma como o público interage com os anúncios online.
O estudo revela que os brasileiros também são os que mais interagem com anúncios online em plataformas de conteúdo específico. O destaque vai para o Instagram (69%) e o YouTube (51%), canais em que o Brasil lidera. Nos EUA, por exemplo, os consumidores possuem níveis de interação inferiores, com 42% no Instagram e 38% no YouTube, enquanto a média global é de 44% e 37%, respectivamente.
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Outros fatores apontados pelo estudo em que os brasileiros se destacam são os famosos “reviews” de produtos e o marketing de afiliados. Conforme demonstram os dados, 81% dos brasileiros responderam que muito provavelmente comprariam algum produto após lerem um review positivo na página do vendedor.
Já o marketing de afiliados é a prática em que produtores de conteúdo parceiros veiculam anúncios online em troca de comissões por vendas ou cliques. Esta é uma importante ferramenta para o e-commerce, visto que esse canal de publicidade gera uma taxa de compra repetida de 21%.
Para Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil, o estudo é um importante termômetro de compra para varejistas online que buscam incrementar suas receitas com o apoio do marketing digital, ainda mais em uma época tão concorrida como o fim de ano.
“O público brasileiro tem um potencial de engajamento e conversão excepcional – e o marketing de afiliados é um poderoso aliado dos players do e-commerce que almejam destaque em meio a tantas ofertas especiais”, afirma Tanisho.
Público brasileiro possui alto potencial de conversão
Ao questionar os entrevistados sobre a frequência de compra online, a maioria dos brasileiros afirmaram que adquirem produtos no e-commerce mais de uma vez por mês (42%), enquanto 24% mantêm uma frequência de mais de uma vez por semana.
Dentre os motivos que fazem os consumidores escolherem compras online, estão: preço (81%), opções de frete (43%), conveniência (40%), escolha própria (37%) e reviews (21%). A categoria com maior volume de conversão de vendas entre os brasileiros é a de cosméticos, com 64%, seguida por flores e presentes (59%), e bebidas (56%).
“Só este ano, as conversões em vendas geradas por anúncios em afiliados no Brasil cresceram 45% de janeiro a junho de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso reforça a estratégia como uma fonte resiliente para gerar resultados em tempos de incerteza econômica”, afirma Tanisho.
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Fonte: Canaltech