Você pode fazer um portfólio digital para exibir o seu trabalho, divulgar as suas habilidades e chamar a atenção de potenciais clientes e empregadores. Com o uso de ferramentas online, é possível criar um site de portfólio com recursos visuais atraentes e com o potencial de alcançar muitas pessoas.
O portfólio digital pode ser um cartão de visita para profissionais de diversas áreas, mas é especialmente interessante para quem trabalha com design, fotografia, desenvolvimento web, escrita criativa, marketing digital ou ilustração — que exigem uma forte presença online para divulgar suas habilidades visuais e criativas.
Como fazer um portfólio digital
Para fazer um portfólio digital bem estruturado, você deve seguir as seguintes etapas:
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
- Defina o propósito do seu portfólio;
- Escolha uma plataforma de criação e hospedagem;
- Elabore uma proposta de design atraente;
- Estruture uma boa divisão de seções;
- Inclua suas informações pessoais;
- Selecione os seus melhores trabalhos;
- Revise o conteúdo com atenção;
- Publique e compartilhe o seu portfólio.
Conheça abaixo as plataformas que você pode utilizar nessa criação e dicas para ter um portfólio bonito e bem elaborado.
Plataformas para criar um portfólio digital
Há várias plataformas e ferramentas online que você pode usar para montar e divulgar o seu portfólio digital de acordo com os objetivos almejados. Entre as opções estão:
1. Google Sites
O Google Sites é uma plataforma gratuita e fácil de usar, que oferece integração com outras ferramentas do ecossistema Google e conta com modelos prontos para a elaboração de portfólio. A solução não depende de conhecimentos de programação e permite criar uma página na web com simplicidade.
- Preço: gratuito
- Acesso em: sites.google.com
2. Adobe Portfolio
O Adobe Portfolio é uma ferramenta do pacote Creative Cloud ideal para designers e artistas que já utilizam outros produtos da Adobe, como Photoshop e Illustrator. Ele oferece templates profissionais e personalizáveis, além de integração com o Behance — rede social de propriedade da Adobe cujo objetivo é divulgar e descobrir trabalhos criativos.
- Preço: a partir de US$ 9,99/mês (Adobe Portfolio + Behance)
- Acesso em: portfolio.adobe.com
3. WordPress
O WordPress é uma ferramenta versátil para criar sites, com opções de templates gratuitos para elaborar portfólio e vários recursos de personalização. Há também a opção paga do serviço que oferece funções adicionais e escolha de domínio próprio.
- Preço: gratuito, com versões pagas para recursos adicionais
- Acesso em: wordpress.com
4. Wix
A plataforma Wix é conhecida por sua facilidade de uso que permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico em programação, elabore um site completo. O serviço conta com vários modelos prontos para criar páginas de portfólio e possui planos pagos para quem deseja remover anúncios e ter um domínio próprio.
- Preço: gratuito, com versões pagas para recursos adicionais
- Acesso em: wix.com
5. Squarespace
O Squarespace é uma plataforma de criação de sites que apresenta uma grande variedade de templates para a elaboração de portfólios, com layouts classificados por áreas, temas e objetivos. O serviço conta com ferramentas para atração de tráfego, análise de desempenho, além de oferecer domínio próprio para os clientes.
- Preço: a partir de US$ 12/mês
- Acesso em: squarespace.com
Dicas para fazer um portfólio digital
Um portfólio digital bonito e bem elaborado pode capturar a atenção dos visitantes e destacar o seu trabalho e habilidades criativas. Na elaboração desse material, você pode seguir as seguintes dicas:
Selecione seus melhores trabalhos
Escolha os projetos mais representativos e de melhor qualidade para incluir no seu portfólio e priorize trabalhos relevantes para a área em que você deseja se destacar. Nesse caso, é recomendável evitar o excesso e destacar os seus melhores resultados.
Mantenha o design limpo e profissional
Opte por um layout que seja visualmente atraente, com um padrão coeso de cores, alinhamento e fontes, e que também seja fácil de navegar. Evite designs excessivamente complexos que possam distrair quem analisa o seu trabalho.
Destaque suas habilidades e experiências
Inclua uma seção sobre você que descreva suas habilidades, experiências e interesses profissionais. Isso ajuda os visitantes a entenderem quem você é como profissional.
Forneça descrições sobre seus projetos
Cada projeto destacado no seu portfólio digital deve ser acompanhado por uma breve descrição que explique o contexto e os resultados alcançados. Essas informações ajudam a dar visibilidade sobre os objetivos de cada trabalho.
Inclua informações de contato
Não esqueça de incluir informações de contato em um espaço visível e acessível para que potenciais clientes ou empregadores entrem em contato com você.
Veja também quais são os diferentes tipos de portfólio e os pontos positivos e negativos de cada um.
Trending no Canaltech:
- “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
- Nokia 3210 2024 será relançado com 4G e jogo da cobrinha 25 anos depois
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
- Review Redragon Cobra Pro | Mouse sem fio barato com software questionável
- Chuvas no RS afetam 67% do estado e deixam 75 mortos
- WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja quais
Fonte: Canaltech