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5 dicas para utilizar a análise de dados a favor do seu negócio em 2023

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5 dicas para utilizar a análise de dados a favor do seu negócio em 2023 - 1

As empresas de análise de dados estão obtendo cada vez mais destaque no mercado atualmente, visto que os dados dos usuários se tornaram os bens mais valiosos para as grandes corporações ao redor do mundo. No entanto, um levantamento realizado pela TOTVS revelou que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios.

Segundo Larissa DeLucca, fundadora e CEO da agência de marketing Negócios Acelerados e Presidente da Fundação Mulheres Aceleradas, uma boa análise de dados pode pivotar empresas que, ao utilizar essas informações de maneira eficiente, podem diminuir custos e potencializar lucros e o uso do tempo.

“Através de uma análise de dados bem feita, é possível maximizar o lucro ao reduzir o custo da empresa, melhorando a máquina do marketing, reduzindo gastos desnecessários e entendendo dentro do perfil do consumidor, onde faz sentido entrar em contato com ele e de que forma, melhorando a dinâmica da empresa, até internamente, trabalhando no tempo e engajamento do colaborador”, afirma DeLucca.


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Para auxiliar empresas a usarem os dados ao seu favor, a executiva listou as cinco dicas, a seguir;

Análise de Dados: 5 dicas para utilizar a favor do seu negócio em 2023

1. Aproveite a oportunidade

Segundo a CEO, existem várias estratégias do marketing e da compreensão do público para começar a analisar dados. “(…) podemos criar páginas, formulários, e-mails marketing, uma série de estratégias que trazem cada vez mais informações sobre seu público alvo”. Ela ainda afirma que cada uma dessas estratégias possui um objetivo diferente e só são possíveis através da análise.

2. Dados são fundamentais

Toda empresa deve fazer análise e gestão de dados, visto que os dados são fundamentais para melhorar seu planejamento de produtos, serviços e promoções — impactando diretamente no lucro do negócio.

3. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estipula normas e diretrizes de como deve ser feito todo o manuseio de dados do usuário. Dessa maneira, é essencial ter cautela e criar uma política de dados que esteja visível para sua audiência, visto que a transparência é necessária e obrigatória.

4. Tenha um bom planejamento

A análise de dados já é usada amplamente no mercado na questão de marketing e vendas, principalmente nas grandes empresas. No entanto, conforme enfatiza a executiva, é preciso que as empresas se preparem para esse cenário em que os dados são muito valiosos: “hoje, dados valem mais que petróleo, empresas que gerenciam dados estão com um valor altíssimo e isso muda tudo dentro de seu negócio”.

5. Adapte o seu negócio

DeLucca finaliza dizendo que os dados podem ser usados em diversas ocasiões, “basta entender como usar”. No caso de eventos, é possível usar as informações para identificar quem são as pessoas mais recorrentes e as que vão apenas uma vez, além de observar quem gasta mais, por exemplo. Esse tipo de inteligência permite personalizar as sugestões para cada cliente, através do cruzamento desses dados.

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Fonte: Canaltech