Dia 5 de fevereiro é um dia bom para nascer craque.
Além de Neymar, a data marca também o aniversário de Cristiano Ronaldo, um dos maiores e mais decisivos jogadores da história do futebol mundial.
Completando 36 anos, o gajo segue com saúde de garoto e sedento por mais e mais conquistas, afinal, são os troféus e os recordes que o movem diariamente.
Elencar apenas 5 momentos especiais do camisa 7 em Champions League, competição da qual se tornou ‘dono’ na era contemporânea do futebol, não foi tarefa fácil. Mas nós conseguimos:
1. O gol na decisão de 2007/08
Para um jogador que ama vencer, todo título é importante e inesquecível. Mas é óbvio que há algo diferente nessa conquista pelo Manchester United, em 2008.
Foi o primeiro título de Champions da carreira do craque, que terminou a competição como grande artilheiro (8 gols) e MVP eleito pela UEFA.
O belo gol de cabeça na grande decisão contra o arquirrival Chelsea abre, com justiça, essa lista de momentos especiais do gajo.
2. O fim da espera por ‘La Décima’
O Real Madrid vinha ‘batendo na trave’ seguidamente em Champions League, transformando o sonho pelo décimo título europeu em uma verdadeira obsessão na capital.
Mas lidar com a pressão é algo que os gênios se acostumam e tiram de letra, e foi assim que CR7 respondeu em 2013/14, quando guiou o Real à tão desejada ‘La Décima’.
É, possivelmente, a maior campanha individual de um jogador na era moderna da competição: foram 17 gols anotados na jornada até o título sobre o Atlético de Madrid, recorde absoluto.
3. Bicicleta memorável e ovação de rivais
Grandes jogadores ganham aplausos dos seus.
Gênios arrancam reverências até dos rivais.
Há longos anos, o Bernabéu aplaudiu de pé a genialidade de Ronaldinho Gaúcho, após uma exibição de gala do craque brasileiro em pleno ‘El Clasico’.
Em 2017, foi a vez do torcedor da Juventus ovacionar Cristiano Ronaldo em Turim, por seu gol antológico de bicicleta, um dos mais bonitos da história da Champions League.
4. Cinco vezes, CR7
Conquistar a Europa uma vez é o sonho de 99% dos atletas que jogam no Velho Continente. Trata-se de um título especial, marcante e que tende a colocar o jogador em uma outra prateleira.
Mas o que falar de quem tem cinco conquistas de Champions no currículo?
Na era moderna da bola, só Cristiano Ronaldo conseguiu emplacar o feito: foram 4 pelo Real Madrid e um pelo Manchester United. Agora, o craque luso tenta o seu sexto título e primeiro pela Juventus para igualar o recorde do ídolo merengue Francisco Gento, que conquistou seis taças europeias pelo gigante espanhol entre os anos 50 e 60.
5. Hat-trick contra ‘vítima favorita’
Diego Simeone está no Atlético de Madrid há dez temporadas e, neste tempo, somente um jogador conseguiu anotar mais de um hat-trick contra o clube colchonero: Cristiano Ronaldo.
E o monstro da camisa 7 conseguiu o feito em edições distintas de Champions e vestindo camisas diferentes. Para fechar este artigo, escolhemos o hat-trick da reviravolta das oitavas de 2018/19: a Juventus perdeu a ida por 2 a 0 e precisava de um milagre em Turim para avançar.
Então, o craque foi ao resgate e anotou os três gols que os italianos precisavam para avançar. Mais uma dentre as tantas atuações ‘clutch’ [decisivas] da carreira do gajo.
Fonte: 90min