Há muitas ferramentas que prometem melhorar sua segurança. Será que todas elas são confiáveis? Como fazer boas escolhas entre tantas opções que parecem ser excelentes?
Aqui, você vai receber dicas importantes para selecionar os recursos mais adequados para diminuir vulnerabilidades e aprimorar seu nível de privacidade na internet.

Fonte: Freepik/rawpixel.com
Um antivírus eficiente
Ter um ótimo antivírus é uma das partes mais básicas para melhorar sua segurança contra malware (vírus), ataques e comprometimento de sistemas, arquivos e programas. Mas as melhores opções não são necessariamente as mais óbvias.
É importante evitar as opções gratuitas. Além de serem mais frágeis, geralmente elas possuem ferramentas para exibir anúncios. Algumas chegam até mesmo a coletar e armazenar informações e históricos seus. Procure saber mais sobre a política de privacidade do antivírus que você quer escolher.
O Emsisoft é uma ótima opção profissional, funcional e que não te faz abrir mão da sua privacidade.
Como escolher a VPN adequada
É importante escolher uma boa VPN (Virtual Private Network, “rede virtual privada”). Basicamente, o papel da VPN é oferecer um “túnel” seguro para proteger o fluxo de informações que você envia e recebe, deixando sua conexão menos vulnerável.
E, claro, permitem aos usuários escolher servidores de vários lugares ao redor do mundo e, assim, contornar bloqueios de conteúdo (feitos com base na localização dada pelo seu IP).
Uma boa VPN precisa oferecer criptografia de qualidade, uma boa variedade de servidores e, acima de tudo, ter uma política transparente sobre jamais manter registros dos usuários.
Prefira as opções que permitem um teste grátis da VPN antes de contratar o serviço.
Os melhores navegadores web
As piores opções são aquelas que oferecem menos privacidade e coletam o máximo de informações suas. O Chrome já pode ser descartado como opção caso você queira navegadores mais privativos.
Em contrapartida, Firefox, Tor e Iridium são navegadores que oferecem bom nível de criptografia e privacidade, além de configurações mais customizáveis.
Extensões úteis para browsers
Junto com um bom navegador, vale a pena instalar extensões que aumentam ainda mais seu nível de privacidade e segurança, como:
– NoScript: bloqueia scripts e te permite controlar quais scripts você quer que os websites que você visita possam executar ou não.
– uBlock Origin: funciona como adblocker (bloqueador de adware), bloqueando propagandas e pop-ups indesejáveis.
– uMatrix: te dá mais controle sobre ferramentas de rastreamento instaladas em websites.
– CookieAutodelete: exclui automaticamente cookies de monitoramento indesejáveis.
– HTTPS Everywhere: força conexões HTTPS em qualquer lugar que você visite online, aumentando seu nível de proteção.
Buscadores mais privativos
Há buscadores que oferecem mais privacidade e não monitoram seus dados e suas atividades, como o MetaGer, que é uma engine de buscas feita em código aberto. Outras boas opções são o Givero (com um nível de privacidade muito superior) e o YaCy, um buscador descentralizado e também baseado em código aberto.
Apps de mensagens de texto criptografadas
Se você preza pela privacidade das suas comunicações, há recursos mais seguros que o Facebook Messenger e o WhatsApp. As melhores indicações são o Telegram, o Wire, o Signal, o Wickr Me e o Threema.
Mensagens SMS não são seguras, já que elas podem ser acessadas pela sua operadora e seu provedor de internet, tornando-as mais suscetíveis a ataques.
Sistemas operacionais mais confiáveis
As opções mais vulneráveis são, de longe, as oferecidas pela Microsoft (como o Windows 10, que armazena e monitora suas informações).
O sistema operacional da Apple, o MacOS, até oferece recursos de segurança superiores em relação aos sistemas da Microsoft, mas também é péssimo em termos de privacidade, já que coleta informações e históricos dos usuários por várias ferramentas (como o navegador Safari, por exemplo).
É inegável que os sistemas mais avançados em termos de segurança, integridade e respeito à privacidade dos usuários são aqueles baseados em Linux (como Debian, Mint e Ubuntu, por exemplo).
Serviços alternativos de e-mail
Se você gerencia seus e-mails por serviços como Gmail, Yahoo ou Hotmail (ou Outlook), privacidade não é algo que você possa realmente ter. Embora haja maneiras de minimizar a intromissão destas empresas sobre seus registros e atividades de e-mails, é melhor escolher alternativas mais privativas e confiáveis.
ProtonMail, Tutanota, Mailfence, Runbox e //Posteo são ótimas recomendações, que inclusive contam com opções de e-mails com autodestruição, ou seja, que se apagam sozinhos depois de determinado tempo.
Conclusões
O mais importante é enxergar sua segurança como um todo, enxergar a VPN, o antivírus, o navegador, o sistema operacional e o serviço de e-mail como recursos que se integram e se complementam, ao invés de elementos isolados.
Cada opção deve ser selecionada com cuidado, critérios e uma análise prévia para verificar depoimentos de usuários e especialistas. Assim, você vai ser capaz de reunir os recursos mais funcionais para suas necessidades.