Campeonato Brasileiro

Deja vu? Erros de Sampaoli no comando do Galo lembram equívocos do treinador no Santos

Publicidade



Após o empate agridoce contra um Grêmio que não jogou bem, o Galo de Sampaoli precisa reavaliar suas pretensões no Brasileirão, sobretudo no que diz respeito aos deslizes durante a temporada. Curiosamente, os erros cometidos pelo treinador argentino lembram os equívocos do Santos da temporada 2019.

Sampaoli nunca escondeu que o sistema ofensivo é sua principal arma tática em campo. Tendo isso em mente, o técnico dispõe seus jogadores de modo que o time crie muitas chances para gols – o Galo marcou 49 vezes em 30 jogos, ficando atrás apenas do São Paulo.

Contudo, as oportunidades desperdiçadas pelo Galo ao longo da temporada passam diretamente pela ausência de um bom centroavante de área. Ainda que Eduardo Sasha, Vargas e Marrony cumpram esse papel esporadicamente, nenhum deles é unanimidade perante aos olhos da torcida.

O problema, no entanto, não é só esse. Apesar do caro e bom elenco, incluindo jogadores acima da média como é o caso de Júnior Alonso e Guilherme Arana, o Galo sofre do mesmo grande problema que o Santos em 2019: sistema defensivo irregular.

Deja vu? Erros de Sampaoli no comando do Galo lembram equívocos do treinador no Santos - 1
Marrony foi contratado por R$ 20 milhões. | Alexandre Schneider/Getty Images

Entre os clubes presentes no G-4 do Brasileirão, o Atlético-MG é o time que mais sofreu gols na temporada, sendo 38 tentos em 30 jogos. Para além dos número, a fragilidade defensiva dos times comandados por Sampaoli é notória e composta por espaços indevidos e inconsistência nos contra-ataques.

Mais uma vez, Sampaoli parece ter colocado todas as fichas no ataque e negligenciado a segurança de uma boa defesa. Considerando as pretensões do Galo na temporada, parece muito pouco se contentar com um lugar no pódio do Campeonato Brasileiro.

Fonte: 90min