Mundo Tech

Chrome chega à versão 88 sem Flash e com reforço para senhas mais seguras

Publicidade



Chrome chega à versão 88 sem Flash e com reforço para senhas mais seguras - 1

A versão 88 do Google Chrome finalmente foi lançada pelo Google e trouxe importantes atualizações para o funcionamento do navegador. Entre as principais novidades inseridas pela empresa está o fim do suporte para o histórico Adobe Flash Player e a chegada de um recurso que permitirá que modifiquemos as nossas senhas diretamente pelo programa.

Mais segurança

Para quem não está habituado ao navegador do Google, o Chrome possui uma ferramenta chamada gerenciador de senhas, na qual o programa reúne todas as senhas que você possui em vários sites e as salva para ajudar no seus acessos. Para tornar esse recurso ainda melhor, a empresa agora vai potencializa-lo, de modo que, agora, o programa irá te avisar se suas senhas estão fracas e inseguras.

É verdade que, hoje, o gerenciador de senhas do Google Chrome já as salva e permite que você acesse seus e-mails e demais sites com mais rapidez, mas a grande vantagem, contudo, além de avisar que sua senha é fraca, é de modifica-la pelo próprio navegador, sem a necessidade de acessar site por site.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tecnicamente falando, o novo recurso do gerenciador de senhas do navegador é um acréscimo à função do Chrome ativada quando os usuários atualizam senhas salvas. Essa modificação já está disponível para versões desktop e iOS do Chrome e, posteriormente, também chegará os dispositivos Android.

Chrome chega à versão 88 sem Flash e com reforço para senhas mais seguras - 2
Animação: Google

Para acessar suas senhas no Google Chrome, você pode tomar dois caminhos: acessar o ícone que aparecerá abaixo do seu perfil ou digitar manualmente na barra de endereços chrome://settings/passwords.

Tchau, Flash

Não que seja, efetivamente, uma grande novidade, já que a Adobe já havia encerrado o suporte ao seu Flash Player no final do ano passado e o bloqueado no último dia 12 de janeiro, mas, com alguns dias de atraso, foi a vez do Chrome fazer o mesmo. Mesmo que pouquíssimos sites na internet ainda utilizem essa extensão, trata-se de um feito histórico e o fim de um importante ciclo na história da rede.

A Apple e a Mozilla já haviam tomado esse caminho recentemente e a Microsoft avisou que seus navegadores, em breve, também o farão.

Outras modificações

Além do fim do suporte ao Adobe Flash Player e as melhorias no gerenciamento de senhas, o Google Chrome trouxe mais novidades para sua versão 88. Entre as novidades estão, por exemplo, a remoção do acesso a domínios FTP e o bloqueio de downloads considerados nocivos do sistema de modo compulsório.

Todas essas modificações já estão disponíveis no Google Chrome deste a última terça-feira (19).

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech