Comportamento

5 vantagens de adquirir um carro seminovo

Publicidade



Algumas pessoas ainda sentem desconfiança para comprar um carro usado, mas existem inúmeras vantagens em adquirir esse tipo de automóvel. Confira algumas delas!

Você passou os últimos meses economizando e, finalmente, juntou dinheiro para comprar um carro novo. No entanto, ao verificar os preços das concessionárias, ficou desanimado ao ver que o seu orçamento não daria para levar o modelo de que precisa?

Muita gente ainda tem preconceito com carros seminovos, sentindo medo de ser enganado ao comprar um automóvel que vai sair muito mais caro após revisões e consertos de problemas que não foram relatados na hora da compra.

Contudo, existem inúmeras vantagens em adquirir um veículo usado. Por isso, se você está pesquisando algumas opções de carros seminovos, confira razões que vão te deixar mais tranquilo na hora de comprar um!

Preço competitivo

O preço menor é um dos fatores que estimulam a busca por carros seminovos. O fato de já terem sido usados reduz consideravelmente o preço, o que é ótimo tanto para quem vai pagar à vista, quanto parcelado.

Nos primeiros três anos após sair da concessionária, é comum que os carros novos apresentem uma desvalorização média, equivalente a 20% do preço de venda. Já os seminovos não sofrem uma perda tão considerável, já que o preço inicial é menor. Assim, os seminovos mantêm um valor estável ao longo dos anos, especialmente, os modelos populares.

Garantia

É possível adquirir um carro seminovo que ainda tenha respaldo da garantia de fábrica destinada ao comprador inicial. Isso ocorre com frequência se a compra do seminovo é feita poucos meses depois da aquisição na concessionária.

Também é bastante comum encontrar revendedoras que têm seus próprios planos de garantia. Três anos é o prazo mais frequente das concessionárias, mas verifique isso com a pessoa que vai te revender.

Manutenção barata

Os carros seminovos não são mais baratos apenas na hora da compra, mas também na manutenção, já que os custos com uma revisão em oficinas mecânicas são menores. Impostos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), também são mais em conta.

Para quem está começando a dirigir, comprar um carro usado é um ótimo negócio, pois o condutor vai economizar mais em casos de desgastes provocados pela pouca experiência no volante e colisões pequenas, que podem ocorrer nas primeiras semanas.

Regularizar a documentação desse tipo de automóvel também é mais vantajoso para o bolso: enquanto um emplacamento de um carro novo pode chegar a R$ 1.200, para um usado, o preço não ultrapassa a quantia de R$ 200.

Seguro mais em conta

Além do IPVA, o seguro anual e a franquia em casos de perda total, roubos ou furtos são outros fatores que propiciam uma boa economia para quem adquire esse tipo de carro.

É evidente que variáveis, como o bairro de moradia, o perfil do condutor e a existência de garagem na residência, seguem valendo para quem compra um seminovo. No entanto, o fato de não ter saído da concessionária ajuda a torná-lo menos visado por ladrões, especialmente, os modelos mais populares.

Negociações abertas

Para quem gosta de negociar e até realizar permutas, comprar um seminovo é uma ótima opção. Nesse contexto, a situação do comprador e do vendedor pode influenciar bastante o preço.

Por exemplo: se o vendedor precisa vender o automóvel mais rápido possível, isso abre portas para que haja maiores descontos. Por isso, mesmo se tratando de um carro seminovo, converse com o proprietário para verificar qual é o contexto da venda. Além do preço, é possível negociar sobre as possíveis formas de pagamento e as condições de financiamento.