Comportamento

Pesquisa revela que brasileiros são altamente influenciados pela possibilidade de economizar

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Oportunidade de fazer compras com vantagens, como descontos e frete grátis, é o fator que mais influencia a decisão de compra do consumidor.

Com a aproximação da Black Friday, marcada para acontecer no dia 27 de novembro, muita gente já está se preparando para aproveitar a data comercial. A maioria das lojas, sobretudo, virtuais, oferecem seus produtos e serviços com descontos tentadores, o que atrai consumidores de todo o país.

O principal motivo do sucesso da data, que movimentou R$ 3,2 bilhões no último ano, é a possibilidade que os consumidores enxergam em comprar com mais economia. Os preços oferecidos, que, no geral, são bem abaixo das demais épocas do ano, é algo que influencia os brasileiros a realizarem compras nesse período.

Garantir que as compras da Black Friday serão sinônimo de economia é o que vai nortear os consumidores este ano. O cenário atual alterou alguns dos hábitos dos brasileiros. As vendas on-line foram intensificadas desde o início do ano, normalizando esse tipo de compra para população.

Inclusive, muitas pessoas estão experimentando o e-commerce pela primeira vez. Desde março, mais de 7 milhões de novos usuários compraram pela internet. Assim, há a expectativa de que a Black Friday possa atingir um novo público em 2020.

Mudança de comportamento

Um levantamento feito pela Rakuten Advertising procurou entender quais foram as mudanças de comportamento dos consumidores neste período. A empresa ouviu 8 mil pessoas no mundo todo, incluindo o Brasil, entre junho e julho deste ano, para compreender qual era o novo cenário de e-commerce que vinha se desenhando.

Segundo os dados do levantamento, 50% dos brasileiros são influenciados por cupons de desconto e cashback. Para quem não conhece, o cashback é um sistema de recompensa por reembolso, no qual a empresa devolve uma porcentagem do valor pago pela aquisição de algum produto.

Esse tipo de benefício, que também inclui as ofertas que oferecem frete grátis, é algo que pesa bastante na decisão de compra. Mesmo com a incerteza do momento atual, 69% dos brasileiros ouvidos pelo levantamento afirmaram que não diminuíram os gastos planejados para a Black Friday.

No entanto, isso não é sinônimo de que os consumidores estão dispostos a fazer compras sem o devido planejamento. Pelo contrário: o que influencia a aquisição é justamente a existência dessas vantagens, que são aproveitadas para não colocar as finanças do mês em risco.

Influência da propaganda

Outro dado relevante é que os consumidores brasileiros também são influenciados pela publicidade desta data promocional. Apenas 6% declaram não estar abertos a esse tipo de propaganda. Ao menos 56% dos entrevistados disseram estar abertos, a depender do tipo, enquanto 38% estão abertos independentemente do tipo.

A influência dos cupons de desconto e do cashback é notada em outra estatística. Entre os entrevistados, 20% responderam que são influenciados quando necessitam fazer uma compra com urgência. Outros 14% realizam uma aquisição ao receber o salário.

Neste cenário, é possível perceber como essas vantagens econômicas influenciam a pessoa a tomar a decisão de comprar algo. Em muitos casos, ela pode até não estar pretendo realizar uma compra, mas esses fatores são decisivos para mudar de ideia e efetuar o pedido.

Produtos mais procurados

Para os vendedores, essas estratégias utilizadas obtêm mais sucesso quando são aplicadas naqueles produtos que os clientes mais procuram. O site Cuponomia, especializado em descontos via cashback e cupons, registrou um aumento considerável de vendas em diversos setores.

Um deles foi o de celulares e smartphones, que contou com um aumento de 359% no número de vendas pelo site. Cursos e aulas via internet também sofreram uma busca maior dos clientes, com um acréscimo de 224%. Outros setores que se destacaram foram os de informática (126%), farmácia e utilidades domésticas (ambos com 118%).