A Agência Espacial Americana (Nasa) revisou os calculos e mudou de ideia sobre o risco do asteroide 2013 TX68 coledir com a Terra. De acordo com os cientistas, a órbita do asteroide é incerta, e ele poderá passar a 11 mil milhas da Terra ou a 1,3 milhões de milhas. Para se ter uma ideia, a distância comum da Terra para a Lua é 238 mil milhas. “Será difícil prever, pelo menos por enquanto, a que distância ele passará de nós”, informou Paul Chodas, um dos diretores da agência.
O perigo estaria se o corpo celeste passar pela chamada zona de satélites, e poderá trazer problemas para nós terráqueos caso a rocha colida com alguns deles.
A rocha de 30 metros de comprimento pode, de fato, atingir o planeta no futuro. Mas a propabilidade que isso aconteça é realmente muito pequena, somente 1 em 250 milhões. A data estimada para ele passar pelo nosso planeta é no dia 28 de setembro de 2017.
De acordo com especialistas, caso o asteroide não caia na Terra, ele poderá explodir na atmosfera, liberando o dobro de energia de uma bomba nuclear.