Ciência & Tecnologia

Primeira viagem do homem ao espaço completa 55 anos

Publicidade



O Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. O soviétivo de apenas 27 anos ficou sabendo da missão poucos dias antes do lançamento, que aconteceu no Cosmódromo de Baikonur. A viagem durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude. E há 55 anos, ao olhar pela janela da aeronave, Gagarin observou, maravilhado: “A Terra é azul!”.

Yuri virou um herói mundial, e tornou-se um símbolo da corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos. O Programa Vostok (que em russo significa “oriente”) era grandioso. Lançou o primeiro satélite artificial no espaço, conhecido como Sputnik, em 1957, e anos mais tarde, com a nave Vostok, colocou os soviéticos na frente, na busca pela conquista do cosmos. O Programa forçou os americanos a lançarem o programa espacial que levou o homem a lua.

LEIA MAIS

+ Objeto misterioso é fotografado no espaço

+ Pesquisadores querem usar laser para “esconder” a Terra de alienígenas

+ Brasil e Rússia assinam acordo para monitorar lixo espacial

Homenagens

Yuri Gagarin visitou o Brasil e recebeu de Jânio Quadros a honraria da Orden Nacional do Cruzeiro do Sul, sendo considerado o Embaixador da Paz. O cosmonauta recebeu diversas homenagens. Muitas ruas, avenidas e praças ao redor do mundo levam o seu nome. Mas talvez a reverência mais pecualiar até então tenha sido o nomeação de uma rocha em Marte.

Em 2011, quando a viagem do astronauta completou meio século, a tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional, composta por russos, americanos e italianos, enviou uma mensagem de vídeo especial para desejar às pessoas do mundo uma “feliz Noite de Iuri”, vestindo camisetas com a imagem de Gagarin.

Este ano, o feito também foi comemorado ao redor do planeta. Na Rússia, um grupo de fãs desenhou o rosto do herói nacional na neve.

Gagarin se aposentou em 1961 e passou a compor a equipe de treinamento espacial da União Soviética. Ele morreu em 1968 em um voo de treino, quando sua aeronave caiu na Rússia. Na época, a causa da morte havia sido mantida em segredo e só foi revelada em 2011. O governo russo divulgou que o astronaura havia tentado uma manobra brusca para desviar de uma sonda atmosférica. A manobra desestabilizou a aeronave que acabou caindo.

Se estivesse vivo, Yuri Gagarin teria 82 anos.

Confira o vídeo da missão