Recurso adotado na versão 79 do Firefox para desktop, a proteção aprimorada contra rastreamento de sites começou a ser disponibilizada no navegador para o sistema Android. A novidade adiciona uma camada extra de proteção contra serviços que rastreiam a navegação do usuário — recurso usado, por exemplo, para oferecer anúncios com base nas buscas feitas e sites visitados.
- Firefox: como ver os sites que rastreiam você
- Firefox Focus | Além do essencial para quem quer foco na privacidade [análise]
- Firefox 78 chega com detalhes de segurança e novo botão de recarregar
A proteção contra rastreamento do Firefox está disponível desde o ano passado no navegador, mas a ferramenta podia ser driblada com um simples truque: alguns sites que registram o comportamento do usuário utilizavam uma página intermediária para registrar origem e destino da navegação, redirecionando o usuário sem que ele percebesse. A técnica permitia contornar a proteção que impede que páginas externas guardem arquivos para rastreamento.

Na versão 2.0 do sistema de proteção aprimorada do Firefox, sites que usam o redirecionamento de páginas para espionar a navegação do usuário terão seus arquivos apagados a cada 24 horas no Firefox.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Assim, páginas que registram histórico de buscas e/ou páginas visitadas não funcionarão normalmente, impedindo casos de buscas por produtos que provocam uma avalanche de anúncios semelhantes em páginas não relacionadas.
Segundo a Mozilla, a remoção será aplicada apenas a serviços conhecidos que usam a técnica, não afetando o uso de páginas como serviço de e-mail ou redes sociais.
Como ativar a proteção contra redirecionadores
Antes de mais nada, atualize o navegador Firefox (Play Store). Depois basta seguir os passos abaixo:
Passo 1
Toque no ícone de escudo ao lado do endereço da página.

Passo 2
No menu que surge, toque em “Configurações de proteção”.

Passo 3
Confirme se a “Proteção aprimorada contra rastreamento” está ativada, depois marque a opção “Rigoroso”.

De acordo com a Mozilla, a proteção não deve afetar sites que não rastreiam a navegação. Caso encontre algum problema, basta seguir os passos para desativar o recurso ou ajustar o nível de proteção adotado.
Trending no Canaltech:
- Mark Zuckerberg revela qual é a sua marca de celular favorita
- Primeiro HD com capacidade de petabytes deve ser feito de… vidro
- Cometa 67P, alvo da missão Rosetta, está emitindo uma aurora ultravioleta
- Samsung prepara solução caseira para duelar com o reconhecimento facial da Apple
- iPhone 12 tem preço vazado e deve encarecer mesmo sem carregador na caixa
Fonte: Canaltech