Mundo Tech

Facebook Messenger limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

Publicidade



Facebook Messenger limita encaminhamento de mensagens para combater fake news - 1

O Facebook anunciou que seu aplicativo de mensagens instantâneas terá um limite de encaminhamento para cinco contatos. A nova regra para o Messenger segue uma iniciativa já em vigor no WhatsApp visa conter a disseminação de informações falsas, destaca a companhia.

A medida inclui não apenas contatos pessoais como também grupos. Além de reduzir a distribuição de fake news sobre a COVID-19, o Facebook indicou que a decisão foi influenciada também pela proximidade das eleições em diversos países — inclusive o Brasil.

“Estamos aplicando um limite de encaminhamento no Messenger para conter os esforços de quem procura provocar o caos, plantar incerteza e propositadamente minar informações corretas”, declarou a empresa em comunicado.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Medida teve impacto forte no WhatsApp

No WhatsApp, mensageiro também controlado pelo Facebook, os limites de encaminhamentos foram adotados em 2019. Lá, o número máximo foi definido inicialmente em cinco contatos, sendo reduzido mais tarde para apenas uma pessoa ou grupo — na época, o WhatsApp anunciou que a medida visava desacelerar a disseminação de fake news sobre a COVID-19.

Facebook Messenger limita encaminhamento de mensagens para combater fake news - 2
Limite passou a valer no WhatsApp em 2019 (imagem: Wagner Wakka/Canaltech)

Resta saber se o limite aplicado ao Messenger é apenas um teste e a restrição pode ser ampliada posteriormente, como aconteceu no outro aplicativo. No caso do WhatsApp, a empresa divulgou que a medida reduziu em 70% o número de mensagens “altamente compartilhadas”, sem divulgar os critérios usados para a classificação.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech