É tão estranho escalar o Barcelona sem Lionel Messi, concorda? Pois esta deve ser a realidade a partir da próxima temporada europeia, afinal, o astro comunicou o clube seu desejo de mudar de ares. Para lembrar dos tempos em que o time catalão ainda não contava com o seu camisa 10, é preciso voltar 17 anos e recordar como era o 11 titular blaugrana.
LLUIS GENE/Getty Images
1. Víctor Valdés
Era o goleiro que o Barça tinha antes da chegada de Messi e que continuou no time até a temporada 2013/2014, quando uma grave lesão forçou a sua saída.
2. Michael Reiziger
A lateral direita era ocupada pelo holandês, que atuou ao lado de Messi somente por uma temporada, uma vez que em 2004 partiu para jogar no Middlesbrough, da Inglaterra.
3. Rafa Márquez
O zagueiro mexicano chegou ao Barcelona em 2003, antes da estreia de Messi, e atuou ao lado do argentino em sete temporada. No ano de 2010, se transferiu ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
4. Carles Puyol
O defensor já acumulava quatro temporadas na equipe do Barcelona antes de Messi estrear. Acompanhou boa parte da trajetória de La Pulga, sendo uma referência das equipe até 2014, quando se aposentou.
5. Giovanni van Bronckhorst
A lateral esquerda também era ocupada por um holandês, Ele jogou com Messi até 2007, quando deixou o clube rumo ao Feyenoord, da Holanda.
6. Philip Cocu
O volante havia chegado ao clube em 1998 e pouco desfrutou da parceria do argentino, uma vez que passou a defender o PSV logo após o debut de Lionel.
7. Xavi Hernández
Estreou em 1998 e já era peça consolidada da equipe espanhola quando Messi iniciou sua trajetória. Foram nada menos que 11 anos de uma parceria inesquecível. Em 2015, se transferiu para o futebol o Qatar.
8. Edgar Davids
Havia chegado por empréstimo junto à Juventus e teve uma breve passagem pelo clube, se transferindo para a Inter de Milão.
9. Luis García
A temporada 2003/2004 foi a única em que o jogador oriundo da base do Barça teve sequência na equipe principal. Em seguida, passou a defender o Liverpool.
10. Ronaldinho Gaúcho
Era a grande estrela do Barcelona antes de Messi se converter no melhor jogador do planeta. Desde 2003 no clube, acompanhou os primeiros passos do argentino. Até hoje, eles são grandes amigos.
11. Javier Saviola
A melhor fase de Saviola no Barça já havia se encerrado quando Messi foi alçado à equipe principal. Perdeu força depois de formar um espetacular trio ao lado de Rivaldo e Kluivert.
Fonte: 90min