A edição de 2020 da IFA, a maior feira de tecnologia e produtos eletrônicos na Europa, acontece entre os dias 3 e 5 de setembro em Berlim, na Alemanha. Será o primeiro grande evento presencial do ramo após a pandemia causada pelo novo coronavírus, seguindo instruções de higienização fornecidas pelas autoridades de saúde alemãs.
Confira, abaixo, os principais detalhes e o que esperar do evento!
IFA 2020: o que é
A Internationale Funkausstellung (IFA) é uma das feiras de tecnologia mais tradicionais do mundo. Teve sua primeira edição realizada na Alemanha em 1924 e, desde 2005, acontece anualmente. É uma referência para exposições de novidades e avanços no ramo dos produtos eletrônicos para o mercado consumidor, considerada o maior evento do tipo fora dos Estados Unidos e uma referência no continente europeu.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–

Em abril de 2020, a organização da IFA confirmou a realização da conferência de 3 a 5 de setembro, com um “formato inovador”. Como o governo da Alemanha proibiu eventos com mais de 5 mil pessoas até o mês de outubro, a feira será dividida entre quatro sessões diárias, cada uma com capacidade total de mil pessoas. Dessa forma, o evento presencial será voltado ao público B2B.
A IFA Global Press Conference será o evento principal, no qual representantes das empresas subirão ao palco para apresentar suas inovações e novos produtos. A organização estima receber cerca de 800 jornalistas de 50 países diferentes nessa sessão, com o objetivo de manter uma quantidade segura de profissionais ocupando o mesmo espaço. O keynote de abertura será feito pelo brasileiro Cristiano Amon, presidente global da Qualcomm.
Além da apresentação, outros dois eventos paralelos estão confirmados. São eles: “SHIFT Mobility meets IFA Next”, uma exposição conjunta de 3 dias que pretende aliar inovações com a área de mobilidade, e o “IFA Business, Retail & Meeting Lounges”, focado em reuniões entre empresas e show rooms. O “IFA Global Markets”, um terceiro evento voltado para a cadeia de suprimentos e recursos eletrônicos para consumidores, precisou ser adiado para 2021 por conta de restrições de viagens para diversos expositores.
IFA 2020: como assistir

Devido à capacidade limitada no evento presencial, a IFA também manterá o foco nas transmissões digitais. A organização prepara a IFA 2020 Xtended Space, uma versão digitalmente expandida com as novidades da feira. O espaço estará aberto para visitantes e pode ser acessado aqui.
A IFA Global Press Conference, apresentação principal, tem a previsão de uma transmissão ao vivo — ela é mencionada no documento de divulgação dos serviços do evento. A exibição está aberta para pré-registro de visitantes e integrantes da imprensa, de forma virtual e presencial. O cadastro para imprensa pode ser feito neste link.
IFA 2020: empresas confirmadas e agenda
Com a proximidade da feira, aumenta a lista de empresas confirmadas nas exposições e apresentações. Algumas gigantes da tecnologia já confirmaram presença e mencionaram as temáticas reservadas para os eventos. Veja, abaixo, quais são.
Huawei e Honor

A Huawei gera grande expectativa pela forte presença no mercado europeu, podendo expor suas principais inovações com smartphones e tecnologia 5G na feira. A Honor, uma subdivisão da empresa, também possui presença confirmada e já mencionou alguns dos lançamentos previstos: um smartwatch voltado para uso externo, tablets e uma nova versão do Magicbook com processador AMD Ryzen 4000 Series.
LG
A empresa coreana promete grande destaque no evento. O CTO e vice-presidente executivo da LG, Park Il-pyung, participará de uma coletiva de imprensa sob o tema “Life’s Good From Home” (“A vida é boa de casa”, em tradução livre), apresentando tecnologias e produtos para consumidores no “novo normal”. As tecnologias da Smart Home, inclusive, devem ganhar muito destaque durante a feira.
TCL
Let’s see what @TCL_Europe has to show at #IFA2020 pic.twitter.com/1wcYZP6ZBf
— Nils Ahrensmeier (@NilsAhrDE) August 12, 2020
A TCL chamou a atenção na IFA 2019 ao divulgar dois modelos de TVs 8K. Com uma entrada mais recente na produção de smartphones, os lançamentos da empresa são muito aguardados para a edição deste ano. Uma publicação no Twitter da IFA 2020 revela, também, uma proposta da TCL para abordar a relação entre inteligência artificial e IoT (Internet das coisas).
Realme

A empresa fará sua estreia na IFA, e o CEO da Realme India, Madhav Sheth, prometeu um “grande anúncio” na feira. Para aumentar a expectativa, o perfil do Twitter do evento usou a foto de um Realme X3 Superzoom para divulgar a presença da empresa, agitando rumores sobre o anúncio de novos smartphones da linha.
Samsung
A Samsung, oficialmente, não participará da IFA 2020. No entanto, a empresa anunciou um evento online na véspera da feira alemã, e deve entrar na discussão dos lançamentos nos dias seguintes. Chamado de “Life Unstoppable”, a conferência virtual está marcada para o dia 2 de setembro e deve trazer mais informações sobre o Galaxy Z Fold 2, entre outras novidades.
Para visualizar a lista completa de expositores, acesse o Virtual Marketplace da IFA 2020. A Global Press Conference, que reunirá as principais apresentações da feira, teve sua agenda divulgada. Confira as principais keynotes estão marcados para cada dia:
- Dia 1 (03/09): LG, BSH, TCL, Huawei, Haier, Schneider Electric, GfK;
- Dia 2 (04/09): Miele, Hyundai, Honor, Realme, Neato Robotics, Shelly (Allterco), De’Longhi, GfK;
- Dia 3: Ataraina, Satisfyer, ECOVACS
Para mais informações sobre o evento, confira as atualizações deste artigo no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Asteroide maior do que um ônibus passará perto da Terra hoje; veja foto dele!
- Neve em SP? Especialista explica a frente fria no sudeste e sul do Brasil
- Asteroide passa “de raspão” por nós e só foi detectado seis horas depois
- Cientistas desvendam um dos maiores mistérios do mundo: a consciência existe?
- “Irmão gêmeo” do Sol pode explicar Planeta 9 e outros objetos no Sistema Solar
Fonte: Canaltech