A Microsoft finalizou as atualizações do Windows 7 em janeiro de 2020, mas uma pesquisa da NetMarketShare mostra que quase um quarto dos computadores do mundo ainda contam com o sistema operacional.
- Fim do Windows 7: o que deixa de funcionar e como atualizar para o Windows 10?
- Falha no sistema de boot do Windows e Linux põe em risco milhões de dispositivos
- Bug derruba o Windows 10 se você abrir e fechar demais a tampa do notebook
Segundo o levantamento, 23,34% de todos os laptops e desktops espalhados pelo mundo ainda usam o antigo sistema operacional da Microsoft. Pior: 0,82% se mantêm no Windows XP.
Um dos principais problemas de estar em uma plataforma que não é mais atualizada é a segurança. Na medida em que criminosos descobrem novas brechas no sistema operacional, a Microsoft lança um novo pacote de updates para combater possíveis invasões. Como tais atualizações não acontecem mais no Windows 7, o dispositivo fica desprotegido.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Nesta semana, o FBI enviou a seus parceiros uma nota alertando para os riscos de se utilizar a plataforma desatualizada. No recado, o órgão foi categórico ao reforçar a falta de segurança: “Continuar a usar o Windows 7 em uma empresa pode permitir que cibercriminosos possam entrar no sistema do computador. Conforme o tempo passa, o Windows 7 se torna mais vulnerável devido à falta de atualizações de segurança e descoberta de novas vulnerabilidades”.
De acordo com o FBI, houve aumento no número de vazamentos de informação na indústria da saúde nos Estados Unidos, desde abril de 2014, com o fim do Windows XP. Entre as ameaças, o órgão aponta vulnerabilidades como o EternalBlue e o BlueKeep, que ainda existem sem atualização no Windows 7.
Mercado
O levantamento também mostra que 87,03% dos computadores no mundo contam com Windows, independentemente da versão. Destes, 59,37% já estão atualizados para o Windows 10, o melhor número de adesão em toda a história da companhia.
Além do sistema operacional da Microsoft, o macOS tem 8,95% de participação no mercado; seguido do Linux, presente em 3% do total. Por fim, apenas 0,39% dos computadores contam com ChromeOS.
Trending no Canaltech:
- Homem que recebeu vacina de Oxford contra COVID-19 fala sobre sua experiência
- Quais são os melhores celulares da Xiaomi para comprar no Brasil? Veja a lista
- Quem teve resfriado comum pode ter imunidade à COVID-19, diz estudo
- Preço do Disney+ no Brasil é revelado no app para Android
- Samsung promete 3 anos de Android atualizado para alguns celulares; veja quais
Fonte: Canaltech