Pergunta, qual o aplicativo mais baixado do Android? Se você respondeu que é o WhatsApp, se enganou. Nem todos sabem, mas o app mais popular da Google Play Store é um utilitário da própria desenvolvedora do Android e ele foi o primeiro a ultrapassar a marca de 10 bilhões de downloads nesta quinta-feira (30).
- O que é Google Play Services e como desativar no seu celular
- Como baixar e atualizar o Google Play Services no seu Android
- Como usar o antivírus Google Play Protect para proteger seus apps
O feito foi alcançado pelo Google Play Services, um componente do sistema Android que inclui recursos e componentes para integração por outros aplicativos. O pacote é oferecido na loja de app do Google para permitir a atualização e inclusão de novidades sem depender das versões anuais do Android, já que muitas delas não são disponibilizadas para os aparelhos.
É claro que o número de “instalações” não se refere à quantidade de aparelhos que possuem o pacote instalado, e sim o número de vezes em que foi baixado nos dispositivos. Pouco mais de um ano atrás, o Google divulgou que o Android equipava mais de 2,5 bilhões de aparelhos em uso ao redor do mundo.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Além de permitir a integração da conta do Google, o uso de mapas e outros recursos, o Google Play Services é responsável também por alguns recursos de segurança do sistema. Segundo a empresa, a ferramenta integrada de proteção nos aparelhos bloqueou em 2019 mais de 1,9 bilhão de malwares.
Trending no Canaltech:
- A caminho de Marte, nave chinesa Tianwen-1 faz primeira foto da Lua e da Terra
- Coronavírus | Vacina da Johnson & Johnson tem eficácia confirmada em animais
- Lente criada por pesquisadores da USP pode revolucionar câmeras de celulares
- Correios podem entrar em greve em plena alta do e-commerce
- Imagens oficiais de Galaxy Note 20, Tab S7 e Watch 3 vazam antes do lançamento
Fonte: Canaltech