Pode ser que a NASA desenvolva com a agência espacial japonesa JAXA um rover lunar pressurizado, cujo conceito foi apresentado ao mundo no ano passado. Esse rover, por sinal, também conta com a participação da Toyota em seu desenvolvimento, e Mark Kirasich, engenheiro da NASA, deu mais detalhes sobre os planos da agência espacial para suas futuras atividades na superfície lunar.
- NASA quer enviar rover para “farejar” água no polo sul da Lua em 2022
- Iris é um pequeno rover que a NASA enviará para estudar o deslocamento na Lua
- Empresa japonesa quer pousar nave na Lua em 2021 e rover em 2023
Considerando que tudo correrá conforme o planejado e que os astronautas consigam pisar novamente na Lua em 2024 com o programa Artemis, a NASA planeja também um veículo lunar por lá em 2025 para ser utilizado como abrigo, além de meio de transporte. Esse rover seria mais simples, parecido com o das três últimas missões Apollo. A ideia é que ele seja enviado por um programa paralelo, no qual a agência espacial seleciona empresas privadas para fazer entregas na Lua.
Depois, seria desenvolvido o tal rover pressurizado em parceria com a JAXA e a Toyota. “É como se fosse um RV [veículo recreativo], só que para a Lua. Vamos tentar, e queremos desenvolvê-lo junto à JAXA”, disse Kirasich.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Esse desejo de realizar uma parceria – e, mais especificamente, com uma empresa japonesa – tem alguns motivos: toda a empreitada precisa de financiamento federal, o que complica um pouco o cenário devido ao atual orçamento apertado da NASA. Além disso, a indústria japonesa de automóveis tem um histórico forte em veículos do tipo, o que permitiria pular todo o processo de desenvolver um projeto de rover do zero.
Trending no Canaltech:
- Células de gordura podem “esconder” o novo coronavírus, diz pesquisa da Unicamp
- Acelerador de partículas brasileiro registra imagens em 3D do coronavírus
- Apple libera watchOS com ECG no Brasil e atualiza todos os SOs
- Comprar chave barata do Windows 10 é confiável? O Canaltech testou
- Campo magnético da Terra pode mudar 10x mais rápido do que sabíamos, diz estudo
Fonte: Canaltech