A CBF marcou o retorno da principal competição nacional para o dia 9 de agosto e para isso um ajuste foi feito: não haverá folga até o fim de dezembro. Para adaptar o calendário, a entidade está disposta a realizar uma espécie de ‘Boxing Day’, assim como é feito na Inglaterra, com uma maratona de jogos após o Natal.
Team Brazil Training Camp – Granja Comary
No Brasil não existe uma data definida, mas estima-se que pode ser no dia 27 de dezembro. Isso se dá pelo fato dos jogadores terem recebido férias em abril, devido à pandemia do novo coronavírus. Já é certo que o Campeonato Brasileiro de 2020 só vai terminar em fevereiro de 2021, e para isso será necessário que a competição não tenha pausa ou um recesso no fim de ano.
Para os atletas, a sequência da temporada será um desafio físico, pois, para reajustar o calendário, o ciclo de calendários ainda mais apertados até 2022, uma vez que os campeonatos terão de ser paralisados na segunda quinzena de outubro, um mês antes da Copa do Mundo do Qatar.
Em entrevista ao Globo presidente da CBF definiu data para retorno das competições
– Série A: 09 de Agosto
– Série B: 08 de Agosto
– Série C: 08 de Agosto
– Copa do Brasil: 26 de AgostoBrasileirão vai acabar no meio de Fevereiro 2021
— Carlos Lacerda (@reporterlacerda) July 5, 2020
A Federação Nacional dos Atletas Profissionais (Fenapaf) negociou com os clubes uma pausa de 10 dias para as festividades de fim de ano. Porém, com a extensão da paralisação por conta da pandemia tira a margem que já era curta. O Campeonato Brasileiro tinha data de início para o dia 2 de maio e começará com 2 meses de atraso, o que inviabiliza a pausa.
Para a atual temporada, a CBF já descartou a previsão de pausa para respeitar as datas FIFA. Ou seja, os clubes que tiverem jogadores convocados por suas seleções terão desfalques nas partidas. Nessa conta, a entidade precisa reservar datas para a conclusão da Libertadores e da Sul-Americana.
FBL-CONMEBOL-LIBERTADOES-FINAL-PRESSER
O presidente da CBF, Rogério Caboclo disse em entrevista ao GLOBO sobre as medidas que a CONMEBOL tem tomado para a realização das partidas das competições continentais, tendo em vista que a final da Libertadores será realizada no Maracanã.
“Existe um esforço grande do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que tem se reunido com as autoridades sanitárias dos países. Ele tem nosso apoio para isso. O calendário contempla as datas que eles imaginam de retorno”, disse.
Fonte: 90min