Os desenvolvedores do aplicativo Down Dog publicaram em sua conta no Twitter uma das explicações mais estranhas já conhecidas para não ser aprovado em uma loja de apps. A conta oficial do app compartilhou um print de um e-mail recebido da Apple em que a justificativa dada para a remoção foi a de que o app não força uma assinatura após o fim do período de teste grátis.
- iOS 14 vs Android 11: velhas novidades e recursos inéditos
- Google Play terá várias novidades para facilitar fidelização de usuários
Na publicação, os responsáveis pelo aplicativo de ioga deixaram claro que consideram a prática um roubo — no caso, para os usuários que se esqueceram de cancelar a assinatura — e que isso é algo que eles não pretendem implementar.
A captura de tela da mensagem atribuída à Apple indica que o app foi rejeitado por não oferecer um período de testes pelo sistema padrão da App Store. A mensagem explica que o uso de tal sistema “garante que quando a avaliação termina, o usuário é automaticamente cobrado”.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Wow! Apple is rejecting our latest update because we refuse to auto-charge at the end of our free trial. They can choose to steal from their customers who forget to cancel, but we won’t do the same to ours. THIS IS A LINE THAT WE WILL NOT CROSS. pic.twitter.com/s9HwD4ay4h
— Down Dog (@downdogapp) June 30, 2020
Sem qualquer especialização em legislação é possível perceber que as regras de avaliação de aplicativos na App Store não parecem proibir a oferta de períodos de teste por outros meios.
Tiro no pé
Os responsáveis pelo Down Dog publicaram que já testaram a opção de renovação automática após o período gratuito, mas que isso levou a: menos pessoas experimentando o aplicativ,; um grande número de pedidos de estorno por usuários que esqueceram de cancelar a assinatura a tempo e uma saia justa ao tentar explicar que a Apple não permite reembolsos por parte dos desenvolvedores.
Outros motivos alegados pela conta do app no Twitter incluem a dificuldade para encontrar a tela de cancelamento de assinaturas da Apple, a exigência de que a solicitação seja feita 24 horas antes do fim do período de avaliação e problemas técnicos — supostamente recorrentes — na página da App Store onde devem ser feitos os pedidos de reembolso.

Pelo jeito, os desenvolvedores do Down Dog vão ter a chance de colocar à prova a nova política da Apple para protestar contra rejeições de apps.
Fonte: Canaltech