A evolução digital tornou imprescindível que pequenos e grandes empresas com planos de expansão estejam na internet. A epidemia do novo coronavírus está mostrando que investir na presença digital é uma questão de sobrevivência para muitos negócios.
Criar um site ou uma loja online é muito importante para superar a crise neste período, pois eles geram confiança, proximidade e comodidade ao consumidor, e também ampliam a visibilidade de marca.
Se você quer saber como criar uma loja online e ter sucesso nas vendas, divulgando seus produtos com ferramentas de marketing, veio ao lugar certo! Neste artigo, explicamos o passo a passo para você criar o seu site com a GoDaddy e conquistar muitos clientes.
Como começar
O primeiro passo é acessar o site da GoDaddy e clicar no botão “Acesse gratuitamente”. Em seguida, você deve criar a sua conta, fornecendo dados como e-mail, nome de usuário e senha. Se você está seguindo essas dicas, pronto! Seu site já está ativo!
Criando sua loja online
Agora, é preciso criar e personalizar a sua loja. No item “Qual é o tipo desta loja”, você deve selecionar o segmento de mercado ao qual o seu site pertence entre as mais de 15 opções disponíveis. Em seguida, preencha a opção “Qual é o nome da sua loja?”. Pense em um nome impactante, criativo e fácil de lembrar.
Personalização
O próximo passo é editar o seu site, escolhendo um tema, fonte de imagem e a formatação da loja. Capriche no visual!
Você pode estar se perguntando: mas como os consumidores vão achar a minha loja?
Na opção “Configurações do site”, você deve preencher todas as informações a respeito do seu negócio e registrar um domínio, que é o nome que os clientes vão digitar quando quiserem achar a sua loja online (o link do seu site).
A GoDaddy já te dá um domínio gratuito que fica hospedado na godaddysites.com, mas você também tem a opção de usar um domínio personalizado.
Tenha certeza de que sua loja vai aparecer nas buscas dos usuários
Para a sua loja aparecer nas pesquisas dos usuários no Google, você deve utilizar a ferramenta “Otimização de Sites”, que vai te ajudar a melhorar o ranqueamento do conteúdo do seu site. Escreva as principais informações sobre os seus serviços ou itens, mas seja sucinto na descrição.
Conectando a sua loja às redes sociais
Estar presente nas redes sociais é muito importante para impactar e atrair o seu público-alvo para a loja online. Por isso, você precisa criar páginas ao menos no Facebook e Instagram e conectá-las ao site. Adicione esses links no item “Contas sociais”.
Sua loja está pronta! Agora é hora de adicionar os produtos. Continue lendo esse texto para saber como fazer.
Adicionando produtos
Volte ao menu principal do seu site e clique no item “Lojas”. Uma dashboard de “Visão Geral” vai aparecer na sua tela, e basta você selecionar a opção “Adicionar produto” para ser direcionado até a descrição do produto que deseja anunciar. Esses campos devem ser preenchidos com uma boa imagem do produto, o tipo (físico ou digital), o nome, a descrição (como é, cor, tamanho, função). Além disso, você pode definir um preço padrão e um profissional.
A opção SKU (Stock Keeping Unit), com tradução Unidade de Manutenção de Estoque, significa que cada produto vai ter um código próprio para que você saiba sobre quantidade de produtos para reposição. Para facilitar a busca dos seus clientes, é importante selecionar uma categoria para os seus produtos, por exemplo “blusas”, no caso de ser uma loja de roupas.
Em “Inventários e opções”, você pode adicionar mais algumas informações sobre o produto, como cores e customizações. Em seguida, configure suas definições de envio. Pronto! Agora o seu produto está pronto para ser vendido!
É hora de ativar os métodos de pagamentos
Existem diferentes meios de pagamento, seja online, cartão de crédito, débito ou boleto. Na GoDaddy, os métodos Mercado Pago e PayPal já são utilizados, e você pode confiar, pois eles possuem um sistema de segurança de alta precisão. Eles devem ser habilitados, assim como os meios de pagamento offline. Desta forma, esses meios aparecerão automaticamente para o cliente no momento em que ele finalizar a compra.
Tenha certeza de que o produto chegará nas casas dos clientes
Volte à dashboard principal e selecione a opção “Envio e Coletas”.
No item “Frete grátis”, você pode selecionar esse benefício para qualquer compra ou definir um valor mínimo. Além disso, é possível determinar uma taxa para a entrega caso o ticket mínimo não seja atingido.
Edite a vitrine da sua loja
Com todas as informações anteriores preenchidas, você deve voltar para a página principal da sua loja (Editor), clicar na opção “Frente de Loja” e em seguida “Editar e publicar site”. O primeiro passo é escolher um Tema, Cores e Fontes. Uma dica é selecionar cores que combinem com a sua marca.
No Editor, em “Páginas”, você pode mudar a imagem da sua página principal e editar outros detalhes na opção “Cabeçalho”. Além de poder usar o banco de imagens fornecido pela GoDaddy, é possível fazer upload das suas próprias fotos. E não se esqueça de dar um bom título, que ficará destacado na página principal do seu site.
Você já pode ver os seus produtos organizados na loja.
Caso não queira preencher seções como “Cadastro”, você deve excluir na dashboard. Isso vai evitar que o seu cliente seja direcionado para uma página sem resposta.
Todas essas modificações podem ser realizadas sempre que você quiser, e é importante que faça isso para que o seu site tenha atualizações constantes de conteúdo e promoções.
Um último teste
Acesse a sua loja como se fosse um cliente e selecione uma peça para adicionar ao carrinho. Finalize a compra, preencha algumas informações, como endereço, e selecione uma opção de pagamento, como o PayPal. Clique em confirmar para ver se vai dar tudo certo.
Divulgue a sua loja:
Na dashboard “Visão Geral”, você pode realizar uma série de funções que vão aumentar o seu tráfego, o que é um grande diferencial desse produto da GoDaddy:
- Você pode criar cupons de desconto;
- Cadastrar uma lista de emails de clientes, criar e enviar emails promocionais;
- Criar um blog e publicar conteúdo sobre seus produtos e serviços;
- Conectar suas redes sociais e fazer publicações.
Monitore o seu desempenho
Mais abaixo no painel, são destacadas algumas funções para melhorar o desempenho da sua marca/loja, como adicionar e-mail marketing e promover anúncios no Google. Também é possível ver o status da performance da sua loja a partir do primeiro dia.
Agora que você já sabe como criar e fazer a manutenção da sua loja, é hora de pensar nas melhores estratégias de comunicação e colocar as mãos na massa! Boas vendas!