Futebol em Minas Gerais no mês de julho? Se alguém tinha esta esperança, pode esquecer. O governo estadual vetou a possibilidade mesmo diante do protocolo apresentando pela federação local em parceria com os clubes. A decisão foi tomada após análise do documento por parte do
Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).
A ideia inicial era manter o Campeonato Mineiro nos moldes tradicionais, com semifinal e final em jogos de ida e volta, mas sem torcida e em sede única. Quando a competição foi paralisada faltando ainda duas rodadas para o término da fase de grupos, ou seja, para se conhecer o campeão são necessárias seis datas. No último dia 17, uma reunião entre Federação Mineira de Futebol, Secretaria de Saúde do Estado e departamentos médicos de Cruzeiro e Atlético-MG serviu para se estabelecer regras a serem seguidas, com a a bola voltando a rolar no próximo dia 26.
Inicialmente, alguns times de menor porte não gostaram da ideia de sede única por conta do aspecto financeiro, mas acabaram dando aval para o protocolo. No entanto, faltava a aprovação do COES, que não aconteceu.
CONFIRA A NOTA DIVULGADA PELO ÓRGÃO
O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou os protocolos apresentados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelos times mineiros, e que solicitava o retorno às atividades do futebol para o Campeonato Mineiro. Diante de um panorama com piora da situação epidemiológica e assistencial, em que, inclusive, foi recomendado o retorno de todos os municípios que aderiram a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 39 de 29 de abril de 2020 (Plano Minas Consciente) para a onda verde, a avaliação feita foi de que nenhum protocolo seria adequado ao momento. Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entende a importância do futebol e do esporte na vida do brasileiro, mas nenhum protocolo seria adequado ao momento.
Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique aqui.
Fonte: 90min