Um ilustrador brasileiro surpreendeu na última semana a comunidade que acompanha as streams na plataforma Twitch. É que ele, sem aparecer na frente das câmeras, conquistou com seu trabalho, admiração e respeito de todos, ao criar um emote, eleito por votação global para representar o apoio à comunidade preta de todo o mundo dentro da plataforma.
O paulista Carlos Alberto Mateus Ribeiro, 23 anos, conhecido como Goblin Tengu, nasceu em Osasco e se destacou pelo seu traço único, que em ilustrações digitais, vem desde 2015 se especializando no mercado de esports, o que levou ele a se consagrar como um dos principais ilustradores do cenário nacional. Com seu jeito único de retratar streamers como brTT, Rakin, Yoda, Jukes, Hastad, Tecnosh e Gordox entre outros, hoje ele brilha no time da MEC Inc Studio, braço de design da agência focada no gerenciamento de carreira de criadores de conteúdo, jogadores e streamers do mercado de games e esports.
O processo de criação do ilustrador para o emote vencedor, começou no momento em que foi convidado para o concurso “foram tantas imagens e conceitos que passaram pela minha cabeça, tantos rascunhos que fiz e foi aí que eu percebi que a resposta estava bem embaixo do meu nariz, o punho cerrado presente nas manifestações, é algo tão simbólico, tão forte e ele representa uma luta inteira, resistência, força, união… E como se gritasse: Estamos unidos e vamos nos unir ainda mais.”
Conceito de cor
Outro ponto que vale citar no trabalho do menino que se destacava em classe por saber desenhar, foi a escolha das cores, em que ele relacionou um importante conceito usado no racismo, o colorismo, que trata dos diferentes tons de peles escuras que existem no país, onde seu tom determina o grau de racismo sofrido. “Eu queria que toda a comunidade preta se sentisse representada independente do tom de pele, então trouxe para o emote o colorismo, que precisa ser conhecido pelas pessoas, e por isso escolhi as cores da própria Twitch, assim eu não deixaria de representar algum dos tons preto.”
No popular mundo das streams, é comum que as pessoas usem os emotes para manifestar opiniões nos chats usados que acontecem durante as transmissões. Em tempos de representatividade e refletindo o momento global de questionamento, a plataforma Twitch promoveu esta votação global para escolher uma imagem que pudesse ser usada em apoio ao movimento “Vidas Pretas Importam” apenas para convidados. A escolha não podia ser mais assertiva, pois como disse o próprio Goblin “por trás do conceito do meu emote, a mão pode ser a minha, mas a luta é nossa e agora a vitória há de ser também.”
Conheça mais o trabalho do Goblin Tengu aqui e nas redes sociais da MEC Inc Studio Twitter e Behance.
Leia também:
Fonte: Observatório de Games