Com pouco menos de 50 mil casos totais e 6 mil óbitos confirmados, a Holanda tem dado sinais evidentes de que conseguiu controlar o avanço da pandemia de coronavírus em seu território. Aos poucos, o país vai ‘flertando’ com a reabertura gradual e retomando a normalidade, com o futebol atraindo grandes holofotes e já gerando debate no país.
Proibidas até o primeiro dia de setembro – determinação anunciada ainda no início de abril -, as competições esportivas serão retomadas exatamente nesta data. Medidas sanitárias restritivas serão impostas para que o retorno do esporte aconteça em segurança, mas uma delas vem dando o que falar no país: os jogos de futebol poderão contar com público nos estádios, desde que o torcedor não cante. Isso mesmo, nada de cantorias.
PSV v Feyenoord – Dutch Eredivisie
Como destaca o Globoesporte, a condição ‘inusitada’ foi anunciada pelo primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, em entrevista concedida ao canal ‘NOS’: “Se os fãs não atenderem o pedido, os estádios poderão serão fechados novamente. Recomendo ao torcedor que leve uma corneta e sussurre “Uhu!” quando seu time marcar um gol. Se as pessoas cantam e gritam, a possibilidade de contrair [o vírus] é muito alta. Vimos isso no jogo de futebol em Bérgamo”, afirmou.
A medida passará a valer já no duelo entre Holanda e Polônia no dia 4 de setembro, válida pela Liga das Nações da UEFA. Vale lembrar que as competições nacionais do país foram encerradas fora das quatro linhas, sem campeão ou rebaixados.
Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique aqui.
Fonte: 90min