A Microsoft confirmou que há um problema em atualização do Windows 10 liberada no começo do mês de junho que força o computador a reiniciar automaticamente. De acordo com a empresa, o problema afeta as três versões mais recentes do sistema operacional.
O problema estaria na compilação KB4557957 da versão 2004 e na KB4560960 das versões 1909 e 1903. Segundo a companhia, o problema está ligado a uma falha em um processo responsável pela política de segurança da máquina que força uma reinicialização. Ao menos ainda há tempo de salvar pelo menos alguns trabalhos em andamento depois que aparece uma mensagem avisando que o sistema será reiniciado em um minuto.
Uma solução já está em andamento, e a Microsoft prevê que será liberada em um update agendado para o dia 14 de julho. Infelizmente, isso significa que máquinas afetadas ainda terão que conviver com o problema por mais cerca de dez dias até a correção oficial — isso se não atrasar, por algum motivo.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
A única solução definitiva, caso o seu computador esteja enfrentando a falha, seria desinstalar a atualização de junho. Para isso, basta seguir as seguintes etapas:
Passo 1: abra as “Configurações” (há um atalho com as teclas Windows+I);
Passo 2. vá na opção “Atualização e segurança”;
Passo 3. na aba Windows Update, clique em “Exibir histórico de atualização”;
Passo 4. clique em “Desinstalar atualizações”.
O seu computador não poderá ser utilizado por alguns minutos enquanto desinstala os últimos updates e reconfigura o sistema. Depois disso, ao menos, será possível usar sem medo de correr para salvar trabalhos em andamento quando ele ameaçar a reinicialização automática.
Fonte: Canaltech